As Novas do Leste Maranhense
Editorial da Coluna
Sobre pressão
Em matéria recente quando nós do Portal Leste Maranhense falando da ex-secretária de Saúde de Coelho Neto, Rosângela Curado, e dissemos que da forma em que está a saúde de Coelho Neto, coisas pequenas e sem muita importância feita por ela enquanto secretária, com o arruinar das coisas, ia ser visto como avanço, isto já está acontecendo.
Marinava Lima uma líder corajosa. |
A delegada sindical Marinalva Lima, dos (ACS) Agentes Comunitários de Saúde de Coelho Neto, procurou o Portal Leste Maranhense, mais precisamente a coluna, “As Novas do Lestes Maranhense”, para lamentar profundamente a situação precária que estão trabalhando estes profissionais da saúde.
Segundo ela, estão Sem farda, sem protetor solar, e sem outros elementos básicos do dia-a-dia, e acima de tudo sem suas conquistas trabalhistas, como insalubridade, quinquênio, há sete meses atrasado os 5%, e com outros direitos negados.
“Deste governo, nós Agentes Comunitários de Saúde ganhamos na época de Dra. Rosângela Curado, um kit contendo; uma camiseta, protetor solar, uma sombrinha, uma pasta com bloco, caneta lápis e borracha, pra fazer anotações. Isto aconteceu em 2011. Agora nada.
“Aproveito também para manifestar a minha insatisfação e de muitos colegas, que estão resistindo ir ao campo fazer vacinação canina, amanhã dia 13, (ela falava ontem, 12) por estamos tarefados com o cadastro do ESUS que é nossa atribuição. Sempre mantivemos esta parceria com eles, mais agora, não será possível e a nossa coordenadora Fabiana, está dando pressão tentado forçar a gente ir. “Queremos que sejamos respeitados nossos direitos. Somos 122 agentes que desempenhamos um trabalho. Se alguns não avança muito, mas trabalha. Outros estão doentes demais sem ter condições de ir ao campo com 50 e 60 anos, sem um protetor solar. Só se comprar do bolço, isto é lamentável.
“Outra conquista nossa negada é a nossa licença prêmio. Por ter sido um requerimento do vereador Osmar Aguiar, um oposicionista nós agentes comunitários de saúde fomos tratados como oposição. O requerimento todos os vereadores aprovaram, mas até hoje, nada. Já sentei com o prefeito, levei um livro ata constando as nossas reivindicações, enquanto ACS, porque em campanha ele prometeu sentar com a categoria em três e três meses, mais nunca sentou nem uma vez. Nunca foi feito nada por nós,” lamenta Marinalva Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/