MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SAI PORTARIA COM VALOR DE R$714.00 PARA OS ACS DE TODO O BRASIL

ESTE LINK COLEGAS É DA PORTARIA 1599 DE 2011 QUE ELEVOU PARA 750.00 O INCENTIVO!



http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt1599_09_07_2011.html
 Estou contando as horas pra eloe chegar em meu bolso!

Estimados colegas, o insentivo é retroativo e vem pra ser repassado o retroativo a JULHO de 2010, veja o ART.3º NO FINAL DA MATERIA!

PORTARIA Nº 3.178, DE 19 DE OUTUBRO DE 2010
Fixa o valor do incentivo de custeio referente à implantação de Agentes Comunitários de Saúde.

PORTARIA Nº 3.178, DE 19 DE OUTUBRO DE 2010
Legislações - GM
Qua, 20 de Outubro de 2010 00:00
PORTARIA Nº 3.178, DE 19 DE OUTUBRO DE 2010
Fixa o valor do incentivo de custeio referente à implantação de Agentes Comunitários de Saúde.
O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições, e
Considerando a Política Nacional de Atenção Básica, aprovada pela Portaria Nº 648/GM/MS, de 28 de março de 2006;
Considerando os gastos da gestão municipal com a contratação de Agentes Comunitários de Saúde das estratégias, Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família, em conformidade à legislação vigente; e
Considerando a necessidade de revisar o valor estabelecido para o incentivo de custeio referente aos Agentes Comunitários de Saúde das estratégias Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família, definido pela Portaria Nº 2.008/GM/MS, de 1º de setembro de 2009, resolve:
Art. 1º Fixar em R$ 714,00 (setecentos e quatorze reais) por Agente Comunitário de Saúde - ACS, a cada mês, o valor do Incentivo Financeiro referente aos Agentes Comunitários de Saúde das estratégias, Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família.
§ 1º Estabelecer como base de cálculo do valor a ser transferido aos Municípios e ao Distrito Federal o número de ACS registrados no cadastro de equipes e profissionais do Sistema Nacional de Informação definido para este fim, no mês anterior à respectiva competência financeira.
§ 2º No último trimestre de cada ano será repassada uma parcela extra, calculada com base no número de Agentes Comunitários de Saúde registrados no cadastro de equipes e profissionais do Sistema de Informação definido para este fim, no mês de agosto do ano vigente, multiplicado pelo valor do incentivo fixado no caput deste artigo.
Art. 2º Definir que os recursos orçamentários, de que trata esta Portaria, corram por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho 10.301.1214.20AD - Piso de Atenção Básica - Saúde da Família.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir da competência julho de 2010.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO

129 comentários:

  1. Parece que o art. 2° dessa portaria deixa claro que o incentivo é para o piso salarial da categoria, contrariando o pensamento de alguns gestores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que dentro dos tramitis legais, esse Incentivo Adicional converti-se em direito adquirido.

      "ESTÃO QUERENDO NOS LUDIBRIAR"

      Excluir
  2. como fazer valer esse direito??

    ResponderExcluir
  3. ..amigo.ELISEU.SOMOS NÓS Q Fazemos a ligação entre as famílias e o serviço de saúde,
    visitando cada domicílio pelo menos uma vez por mês;
    realizamos o mapeamento de cada área,fazemos
    o cadastramento das famílias e estimulamos a comunidade.somos o elo de ligação entre a comunidade e o sistema de saúde...merecemos respeito....forte abraço..

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber se esse valor ja vale pra esse mês (outubro), aqui em joao pessoa PB recebemos insalubridade de 20%. seria 20% em cima desse valor? 714+20%=142,80+714=R& 856,80... melhorou um poquinho, mas eu quero mesmo é o piso nacional de 2 salarios minimos 1020 mas tudo que tenho direito! fora isso eles so querem votos!

    ResponderExcluir
  5. homônimo222
    o que fazer caso o nosso direito seja ignorado pelo gestor local? nosso gestor também não paga os 20% do salario base? paga do salario minimo!!! só tem abrutres na nossa verba trabalhar igual camelos igual a nós eles não querem!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. o que fazer caso o gestor ignore esse incentivo, o nosso 20% de insalubridade ele paga do salário mínimo não do salário base, são mesmos uns abutres só pegam o pronto fazer reconhecer nosso trabalho eles não fazem e nos tomam o q é de direito!!!!!

    ResponderExcluir
  7. eliseu..estamos fartos det anta mentiras,,será q isso não é mais uma do governo LULA?só pra nós votarmos na DILMA..? VC nos garante q isso é verdade.ppodemos confiar?abraçossss ....

    ResponderExcluir
  8. ELISEU NO MEU MUNICIPIO AINDA NÃO SOMOS REMUNEREDOS COM O VALOR QUE O MS REPASSA SEMPRE O GESTOR VEM COM A CONVERSA QUE ESE DINHEIRO È PRA AS PREFEITURAS.POR FAVOR MIM MOSTRE O CAMINHO MAIS ADEQUADO PARA QUE ESSE VALOR DE 714 VEM SER PAGOS AOS ACS.

    ResponderExcluir
  9. olá pessoal, moro em Nova venécia ES, aqui não recebemos insalubridade, muito menos incentivo algum, o PSF está sem enfermeiro e médico e há meses que falta medicamento, e nós ACSs ficamos a ver navios quanto o assunto é incetivo,mas é isso aí estamos na luta ............

    ResponderExcluir
  10. Art. 2º Definir que os recursos orçamentários, de que trata esta Portaria, corram por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho 10.301.1214.20AD - Piso de Atenção Básica - Saúde da Família.

    Ou seja a portaria é para onerar o trabalho, deixa claro que faz parte do salário, leve essa portaria ao RH da Prefeitura e exija seus direitos.Que depois de apreciada pera assessoria jurídica não vai restar dúvidas.

    ResponderExcluir
  11. SErá q alguns colegas acha q sou eu que determino o valor e se vai ser realmente pago?
    Bom cloegas ou clega que assim pensa, eu garanto que esse valor virar ja em novembro e que em meu municipio sempre recebemos esse valor, qto a seu municipio pagar eis a questao, ser ou nao ser! aqui graças a Deus eh nosso tem cido nosso e vamos continuar tendo ele para nós.
    Qto aos colegas que veem essa brecha de que pode ser entendido dessa forma leve a seu sindicatop ou associação e veja como articular e receber ok!

    ResponderExcluir
  12. caro amigo eliseu vc tem alguma ideia de como vai ser pago esse retroativo pois acessei o fundo a fundo do ministerio desde maio vem o mesmo valor, como reenvindicarmos o retro se não estava sendo depositado pelo MS.isso vai dar fua...

    ResponderExcluir
  13. Agentes Comunitários carregam caixão que simboliza enterro de João Henrique e cobram promessas de campanha não cumpridas
    A administração pública do governo do prefeito de Salvador João Henrique (PMDB) volta a ser alvo de protesto por parte dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias municipais. A manifestação foi contida parcialmente devido a intervenção da Polícia Militar, realizada no Centro de Salvador, na tarde desta sexta-feira (22).

    Dezenas de profissionais seguiram em caminhada do Campo Grande à Praça Municipal para protestar contra o atual regime de classe. Os servidores reivindicam o avanço da função, de celetista para estatutária, além de requisitarem o plano de carreira e estabilidade, promessas de campanha do prefeito na última eleição. Carregando um caixão, que simbolizava o enterro do próprio alcaide, e segurando faixas com reclamações, os agentes ensaiaram um abraço simbólico no prédio da Prefeitura, mas foram impedidos de concluir o ato após a ação da polícia.

    Os agentes prometem manter o ritmo dos protestos na próxima semana, quando deve ser votada (caso não haja outro revés) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na Câmara Municipal.


    http://jornalgrandebahia.com.br/materia/23653/agentes-comunitarios-carregam-caixao-que-simboliza-enterro-de-joao-henrique-e-cobram-promessas-de-campanha-nao-cumpridas

    ResponderExcluir
  14. Marcia, esse retroativo vc nao irá mesmo ver no fundo a fundo desses meses pq a matria já diz que virá o retroativo e nao q tem retroativo pois a portaria foi publicada dia dia e vem dizendo bem claro que é retroavivo a julho. Veja bem, no repasse do mes de novembro ou seja no prossimo repasse competencia de NOVEMBRO que deve chegar entre 12 e 16 do mes virá esse valor ok, entao nao vejo nenhum motivo para ter fua e sim para que nossos colegas lutem e receba como de direito.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  15. Mas amigo Eliseu vc acha q en novembro vira o q ficou dentro referente a julho, agosto, setembro e outubro já q novembro com a publicação da portaria eu sei q virá. È amigo aqui se as coisas não tiverem muito bem explicadinhas no papel fazem-se de desentendidos e não repassam,tudo é motivo para um fuá. obg.vamos a luta! "NÃO HÁ OUTRA QUESTÃO, QUANDO SE É CRISTÃO NÃO SE PARA DE LUTAR, ATE CHEGAR AO CEU."

    ResponderExcluir
  16. Marcia, sua duvida com certesa eh a duvida de muitos colegas. Entao entenda cm ver se o retroativo veio e note que o governo federal nunk deixou de enviar o retroativo ok!
    Veja bem: Vc vai comparar o repasse desse mes do outubro que digamos em seu municipio foi de (X) com o repasse do mes de novembro que virar 714.00 + 63+63+63+63 que será +- 714.00 + +-252 do retroa tivo e lembre-se que no ultimo trimentre que compreende entre outubro e dezembro virá mais um salario no valor deste ano de 714.00 como 13º para nós acs, veja bem, para os acs os ace nao sao incluido ainda nessa verba! pois esse valor eh um incentivo para o pacs e psf!

    OBS.: Digamos que seu municipio hoje tem 100 acs vem por acs 651.00 que eh igual a 65.100.00, para os mesmo 100 acs deverá vir 714.00 por acs que daria 71.400.00 + 25.200 do retroativo que deverar ser dividido entre os 100 acs que dará 252.00 por acs ok! espero ter ajudado.
    OBS. Esse valor nao deverar ser pago cm se fora 13º entendeu! Bjssss e boa sorte.

    ResponderExcluir
  17. OK! VLW CARO AMIGO, VC FOI BEM CLARO TE AGRADEÇO, VOU FICAR DE OLHO NOS REPASSES PARA PODER COBRAR COM A PROVA NA MÃO.UMA BOA TARDE E FICA NA PAZ DE JESUS.

    ResponderExcluir
  18. Eliseu, como seria possível receber esse valor já que em Campo Grande/Mato Grosso do sul nós recebemos o incentivo entre 108 a 114 reais ???

    ResponderExcluir
  19. Esse valor não vem para os ACE's?

    ResponderExcluir
  20. Caro Eliseu sou ACS de Carnauba dos DantasRN, fiquei feliz em ver esse comentário de 714.00; más o que mim preocupa é si esse valou ´so será pago si fó ao critério do município, e não do ministério pois si for do município com certeza não teremos esse valor de 714.00,pois o município não paga mais de que um salário de 510.00. vc concorda com MIGO!

    ResponderExcluir
  21. querida acs Eliseu sou acs de manaquiri amazonas e gostaria de saber ser esse será o salario do acs de novembro pra frente?
    aqui ganhamos apenas um R$530,00 falaram q ia sair o aumento desde de julho e nda..como faço para acessar a verba que vem para o municipio?

    ResponderExcluir
  22. Caro Eliseu sou ACS de Vargem Bonita SC,gostaria de saber como eu faço para que esse valor de 714.00 seja pago, já que nosso prefeito municipal não esta muito afim de repassar esse dinheiro,nosso salário hoje é de 514.00, levei a portaria ate o prefeito ele disse que ia analizar se era possivel fazer esse repasse. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  23. OI ELISEU gostei de saber dessa notícia de R$714 pois temos muitos colegas que ainda recebem só 1 s.mínimo,nos ainda não recebemos ínsalubridade nem conseguimos ser efetivadas+nosso salário é de R$727-58=668+120= d incentivo,por isso acho que para nos não muda nada.estou CERTO ACS CIDO ms

    ResponderExcluir
  24. Amigo de Manakiri-AM, dificil dizer a vc q terá esse valor cm salario cm vc diz nao recebi o atual q eh de 651.00 logo continuo axando q o gestor vai comer esse tb!
    ********************

    Amigo (a) de MT, so com argumento para convencer eles a pagarem pq o MS nao determina cm salario este valor!
    *******************************

    Não, este valor não vem para os ACE's infelizmente o governo federal envia so para PACS e PSF.
    ********************************

    Infelizmente amigo (a) do Carnauba do Dantas-RN, vc tem razao esse valor o MS deixa meio no vacuo de kem realmente deve ser este valor!

    ******************************
    Colega de Vargem Bonita-SC, vc através de seu sindicato ou associaçao deve negociar ter argumentos para convencelos de que esse valor deve ser seu ou repassado para voces!
    ****************************

    Estimda (o) colega CIDA ou CIDO do MS, este valor que vc fala ja daria um valor acima do enviado pelo MS pois 727.00+120.00=847.00.00-58.00=789.00 logo este valor ja fikar acima da maioria. Mais levando-se em conta que se vc recebesse 714.0 + 20% de insalubridade que daria 142.80+714.00=856.80-58.00 seria 798.00 livre. Imagine isto agregado mais esses 120.00 de insentivo! +- 900.00.

    Boa Sorte a todos nós colegas.

    ResponderExcluir
  25. Sou acs aqui em Aracaju/SE e recebemos aqui r$ 720,00,sendo 161 de incentivo e o resto salario,será que vão somar tudo isso mais 714,00 ou para dar 1.414 ou apenas aumentar o incentivo de 161 para 714,dando um total de mais ou menos 1000 se puder tire minhas dúvidas obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Meu amigo de Sergipe, so posso dizer que ou vc estar brincando ou é ingenuidade! Acho que nao eh, pq todos sabemos q o repasse de brasilia hj eh de 651.00 teve 40% de aumento encima do minimo q eh 510.00 mais 40%=714.00 vc perguntar se esse valor é encima do q vc ja ganha eh complicado.

    ResponderExcluir
  27. Eliseu;sou acs aqui em cajueiro de ibicarai BA minha dúvida é quanto a obrigatoriedade dos gestoresparabéns pelo trabalho informativo que vc faz,minha dúvida é quanto a obrigatoriedade dos gestores em repassar o retroativo a julho,enquato vc faz esse trabalho exelente a CONACS não informa nada,valeu Eliseu um abraço...

    ResponderExcluir
  28. Aqui em Joao Pessoa PB continuamos recebendo 651+20%(insalubridade) referente ao mês trabalhado (outubro) pago dia 29/10/2010. segundo site do sindicato daqui ele estao conversando... eu esperando sentando, melhor deitar ne?

    ResponderExcluir
  29. caro amigo eliseu, soun acs de são joão de meriti, aqui n tem repasse nenhum, ficamos nas mãos de vereadores, bricam de exonerar a todo momento, como podemos fazer valer nossos direitos. aqui estamos abandonados.

    ResponderExcluir
  30. CARO AMIGO VC SABE APARTIR DE QUANDO ESTE INCENTIVO VAI VALER PARA OS ACE.

    ResponderExcluir
  31. sou ace de saubar-ba e sinto-me constrangido com esse governo, se somos uma categoria porque não costa na portaria os ace isso pode causar um desconforto na categoria, o governo da bahia pelo menos concedeu no premio edno Batista para categoria e não só para os ace, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  32. Eliseu sou Acs em Minas e gostaria que me tirasse uma duvida. Aqui em minha cidade recebemos 510,00+ 204,00(40%insalubridade)certo, o calculo do retroativo é feito sobre o salario(510,00) ou pelo total somamdo a insalubridade?Outra coisa o retroativo sera pago desde de julho certo então este mes não recebemos ainda com o novo salario, então quer dizer que temos 5meses de retroativo atrasado esse retroativo sera pago de uma vez só ou parcelado? olhe se o meu raciocinio esta certo 714-510=204*5=1.020 este é o que devemos receber de retroativo?O municipio é obrigado a nos pagar no proximo mês o novo salario e o retroativo ou pagam quando quiserem?O 13º tambem sera com o salario de 714,00? Se puder esclarecer estas duvidas ficarei grata estamos com medo de sermos passadas para trás.Abraços

    ResponderExcluir
  33. Colegas, voces estao fantasiando o q nunk falei e nao existe! veja bem, esse repasse como incentivo de 714.00 ja existe a bastante tempo. todo ano o gov. envia um aumento sobre nosso salario, ou seja 40% sobre o minimo que da 714.00, mais os municipios em sua maioria nao repassa aos acs e mais usam a seu bel prazer. Teve colega ai q disse q ganha 510.00 + m20% e mais 714 que lokura eh essa? Gente o repasse que era enviado até mes passado era de 651.00 por acs cadastrado, kem envia eh o MS, com o reajuste de 40% sobre o valor do minimo elevou de 651.00 para 714.00 acrescimo de 63.00 por acs, logo colega muitos de nós vamos continuar recebendo o minimo e alguns como eu que ja recebia integral os 651.00 estamos em ctt com o gestor para continuar a ser repassado na integra entenderam!?.
    Logo colegas vamos ler a portaria vamos procurar entender pq fikar so perguntando e fantasiando eh complikado!

    ResponderExcluir
  34. Caro colega Eliseu se puder tire me uma duvida. Aqui em minha cidade nossa associacao ta por fora desse incentivo.
    como fazer para provar diante do nosso gestor que temos direito a esse repasse.
    Ja comentei com nosso presidente sobre o assunto e ele disse que temos que esta munidos de documentos.
    Agradeco se puder mim responder.

    ResponderExcluir
  35. Só quero ver,esta historia de incentivo que esta na lei é que atrapalha,pois os municipios alegam que incentivo nao tem de ser repassado a nós acs's,e dizem pegar este dinheiro e gastar com encargos sociais,só nao sei onde tem tanto encargo social que gaste esta grana toda,ja que nem material de trabalho direito temos aqui em Monte Carmelo!

    ResponderExcluir
  36. será que o governo vai ser negligente para com os ace
    afinal de contas nos tb desempenhamos um trabalho
    de grande importância para a população nós tb merecemos esse aumento
    eles são espertos e borro espertos pq? espertos a categoria ACS
    tem muito mais agentes do que nós mais,a burrice deles é que nós
    não temos limite de moradia para ser visitada tb estamos ali direto
    com o povo selando para com a saude de pessoas que não sabem nem cuidar
    de sua residencia posso até estar perdendo o tempo em escrever esse desabafo
    mais eu não vou ficar calado e me desculpem os acs vc tb fazem um trabalho
    de sumo importancia para a população

    ResponderExcluir
  37. Meire, o documento que temos eh a portaria e nada mais, nada mais não temos nossos argumentos e precisa ser bons vc deve ter propostas mostar qto eh enviado o q eh gasto com acs e q da pra ser repassado e etc...!

    ResponderExcluir
  38. quero saber se este valor é o nosso piso ou é um incentivo adicional de final de ano, e quando é que podemos receber este valor. meu email é olimaralves2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Nós ACS de Gravatá estamos mto decepcionados con Manoel. Ele esta trabalhando em favo da gestão e esquece que ele representa nossa categoria. Ele nao da satisfação de nada e vive se escondendo atras de reuniao as escondidas com pequenos grupos. Enfim estamos viramdo massa de manobra.E o tempo esta passando e nada a favor tem sido conseguido pra nos. Agradeço o espaço.

    ResponderExcluir
  40. Colegas de Gravatá, não se detenha em defender a categoria! faça seus comentários aqui no blog sem ofender mais mostrando suas indignaçoes e levando ao conhecimento dos demais colegas o q vem acontecendo!

    Vitóriata montando sindicato proprio e convidou mais três cidades para lutar junto mais isso não impede que voces se filiem a quem realmente vai lutar por voces!
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  41. acs três Rios
    Olá eliseu? fiquei feliz em saber desse incentivo!! Vou mostrar essa portaria para os nossos gestores daqui. Nós aqui de Três Rios não recebemos insalubridade e em uma reunião que tivemos falei para nossos coordenadores que existia essa lei. Agora mostrarei essa portaria também... um abraço

    ResponderExcluir
  42. Boa noite sou agente de saude em gararu sergipe e aqui o salario basico nosso ainda é 581,00 como devo proceder para esta situação mudar

    ResponderExcluir
  43. Kde o diheiro aqui em BH? ninguém sabe ninguem viu!!!! kkkkk

    ResponderExcluir
  44. Caros ACSs, Não fiquem felizes com o piso salarial de 714 reais. Pois as prefeitura somente nos pagam um misero salario minimo. O restante eles dizem que é para comprar materiais de nosso uso. Temos que nos unir e reivindicar um salario justo. Sou acs de Cianorte Parana.

    ResponderExcluir
  45. sou acs,em montes claros norte de minas,bem a minha duvida como a de muitos é afinal de contas essee repasses o municipio é obrigado a nós pagar em dinheiro ou essa conversa fiada de que para comprar material para nós sendo que só recebemos duas ou três camisas por cada gestão o resto temos que gastar com calça,sapato,bolsa e para onde vai esses repasses afinal de contas,cadê o ministerio publico para atuar em nosso favor,estamos cansados de sermos feitos de palhaços.grato

    ResponderExcluir
  46. Será que esta portaria não abrange os ACE, por os serviços serem equiparados. Aguardo Resposta.

    ResponderExcluir
  47. olá Eliseu sou acs de um municipio baiano e gostaria muito de fazer contato contigo tanto via e-mail, msn,orkut ou telefone ...o meu e-mail é Rafaelasilva19@hotmail.com...
    meu nome é Rafaela ..estou aguardando...grande abraço

    ResponderExcluir
  48. eu sou de jaboatao caro colega eliseu como vai eu gosto muito dos comentario dos acss so aqui associaçao diz que o acss nao tem dereito ao ecentivo e ai como ficamos abraços

    ResponderExcluir
  49. Colega Sara, sua associaçao precisa efetivamente tornasse um sindicato e acima de tudo precisa defender os associados isso sim, mais dizer nao, nao temos direito e nao ir a luta eh complicado. Aqui tb somos associaçao mais conquistamos o valor integral e qto alguns prefeitos dizerem q compram farda bolça e etc... pra nós eh uma fraude essa alegaçao, pois so recebemos farda 2 vezes a cada 4 anos logo nada justifika q todo mes fikem com hj o incentivo sendo 714.00 e els pagando 510.00 fikando eles com 204.00 de cada acs daria muito material todo mes não! Imagine um ex.; Se em jaboatão dos guararapes tiver 500 acs eh nada menos q um valor de R$ 102.000,00 Cento e dois mil reais por mes logo colega me pergunto se esse diretor tem mesmo razão de nao pleitear ao menos que vc ou voces tenham um salario de +- 650.00 + insalubridade, todo dinheiro eh bem vindo! Desejo sorte a vc e aos demais no brasil!
    ***********************************
    Rafaela, ja adc vc no msn agora eh so aceitar ok! bjsssssssss
    ***********************************
    Colega ACE, o incentivo enviado vem parar ser gastyo com os acs digo: PACS E PSF logo alguns municipios repassam na integra. No caso dos ace NAO SAO ABRANGIDO!.
    ****************************************
    Colega do NORTE DE MINAS, a verba ou seja o insentivo nao vem dizendo que ´q obrigatorio o uso do mesmo cm salario ai muitos gestores se esbalda as nossas custa!.
    BOA SORTE A TODOS.

    ResponderExcluir
  50. Ola Elizeu gostei te conhecer seu blog assim talvez vc podera me ajudar em algumas duvidas, sou acs em Mauá S.P e aqui somos contratados, por uma emenda que tiraram de uma lei, enfim na cidade a lei é 4430 de 13/04/2009 regidos pelo est. dos serv.publicos do municipio de Maua, ñ somos clt, vomos contrados em estado de emergencia e ñ temos sindicado o q procuramos em Mauá apareceu deixou ficha de sindicalização e sumirão é logico ñ vão contra a atual administração por favor nos ajude

    ResponderExcluir
  51. Prezados amigos, sem querer me intrometer gostaria de esclarecer algumas coisas...
    Esse valor fixado de 714,00 é um incentivo por agente cadastrado na equipe e nao para o agente. Mas vcs podem perguntar pq? Pq esse recursos faz parte do bloco da atenção basica - pab variável e nao existe recursos fundo a fundo vinculado a classe trabalhista, ou seja, depende da visao de cada gestor e do reconhecimento do trabalho para reajustar os salários.
    todo recursos do bloco da atençao basica, inclusive o incentivo dos ACSs podem ser utilizados no custeio geral das açoes da atençao basica, medicamentos, materiais, capacitaçao, mas desde q sejam despesas da Atencao basica. Outra coisa referente a citacao da competencia agosto, é apenas uma base de calculo para o repasse da parcela extra anual, ou sej, a parcela sera repassada coforme o numero de acs cadastrado no cnes em agosto. espero q seja regulamentado o piso salarial e q os acs recebam um salario digno. espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  52. estou orgulhosa de ter um acs assim, informativo.vc esta de parabens continue. sou acs de maracanau

    ResponderExcluir
  53. CARO AMIGO VC ACESSOU O FUNDO A FUNDO DO MINISTERIO ? VEIO O REPASSE NOVO MAS NÃO O RETROATIVO !Q ACHAS ?

    ResponderExcluir
  54. ELISEU: COMO ESTA O ANDAMENTO DO NOVO SALÁRIO (1020)? NÃO TEMOS NOTÍCIAS DE PRATICAMENTE NADA, POIS O SINDICATO QUE DIZ QUE DEFENDE A CATEGORIA NÃO FAZ NADA ! ESTAMOS VIVENDO A BASE DE CONTRATO !
    OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE E A LUTA CONTINUA !
    BELFORD ROXO, RJ, ACE A 9 ANOS.

    ResponderExcluir
  55. ola!! sou acs na cidade do careiro- am, nos recebemos 532,00 bruto, nao recebemos insalubridade, e ainda temos que fazer outros tipos de trabalho por falta de tecnicos nos psf.fomos convesar com o preito sobre nosso aumento, ele simplismente falou q nao ia nos paga, q esse dinheiro e para pagamento do inss, ferias, 13 salario e etc. e ainda teve a coragem de falar que a gente estava devendo a prefeiura.O QUE DEVO FAZER NESSA SITUAÇAO?

    ResponderExcluir
  56. Olá, mas afinal de contas quanto ficara o salario dos acs???essa é uma duvida que os acs de Fortaleza tem...um abraço Elizeu

    ResponderExcluir
  57. Caro Eliseu, sou ACS do interior da Bahia e gostaria que vc me tirasse uma dúvidas se possível.
    1- Para quais fins são destinados o repsse federal dos ACS?
    2- Quais os direitos dos ACS efetivados pelo regime estatutário?
    3- É permitido ao Gestor Municípal pagar o INSS Patronal com o repasse federal dos ACS?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  58. ola eliseu me responda por favor o retroativo nao veio vc podera nos informar o porque? so veio o mes de outubro cm reajuste

    ResponderExcluir
  59. O municipio onde moro dis ainda ñ saber desda lei,PORTARIA Nº 3.178, DE 19 DE OUTUBRO DE 2010 e quando liguei para o RH da perfeitura me falarão q este mes ñ teria nada além do nosso salario de 584,00, aqui em Mauá SP as coisas é bem dificil sempre arrumam um impedimento para dificuldar a vida dos ACS o que fazer por favor nos ajude ja que o ministerio da saude nos informou que o municipio pode usar o dinheiro como quiser tipo matérial pra nós trabalharmos isso não é incentivo e sim obrigação da prefeitura enviar matérial de trabalho poquer caneta, lapis, borracha, apontador, corretivo e até cadernos nos acs q compra nos ajudem com uma resposta q favoravel a nós.

    ResponderExcluir
  60. ola eliseu vc poderia nos informar em que progama veio o retroativo porque no dos acs nao veio

    ResponderExcluir
  61. Colegas, vo6 precisam olhar toda verba que veio mes anterior e ver o valor, ai ver qto veio mes atual e fazer os calculos ter a diferença pq não existem motivos para vo6 nao encontrarem ok! Estou tendo dificuldades para acessar o fundo a fundo pq o MS acho que estar me boicotando rsrsrsrs acessar os valores ta o bicho ultimamente.

    ResponderExcluir
  62. ola eliseu gostaria de saber noticias sobre o nosso piso salarial. sera que esse valor de R$714,00 não pode ser feita uma lei em brasilia para que seja o salario dos acs? espero sua resposta ansiosa.

    ResponderExcluir
  63. ola eliseu sou acs de vila valerio e gosto muito de ler seus comentarios e me ajuda a ter mais informaçoes . Mas tenho uma dúvida esse salario extra que esta na portaria 3.178 é o salario da campanha da dengue ou o nosso 13 salario?Fico grata se puder me responder desde ja obrigada ....

    ResponderExcluir
  64. ola Elizeu
    sou acs de ji-parana ro
    me responde se pude tive reajust
    para os acs q aqui não teve nada
    de diferente abraço...

    ResponderExcluir
  65. Eliseu como devo fazer para requerer este direito, qual departamento juridico devo procurar para receber essa verba, por favor aguardo respota.

    ResponderExcluir
  66. OLA ELISEU SOU ACS DE GRAVATÁ GOSTARIA DE SABER O RETROATIVO IRA ENTRA ESSE MÊS JUNTAMENTE COM O MES ANTERIOR POIS AQUI É MUITA ENROLADA EU ESTOU COM MEDO NÃO SAIR TUDO. REPASSE P/ MIM OS CALCULOS POIS EU RECEBI NO DIA 12/11/10 599,79 TENHO 02 FINHOS DE MENOR NO CASO O ABORNO DELES. TIRO NESSE VALOR SERA QUE EU ESTOU RECEBENDO CERTO? OBRIGADO RESPONDA POR FAVOU A MINHA DUVIDA.

    ResponderExcluir
  67. ola caro amigo eliseu estou lhe pedindo um favor se podes me ajudar,se voce conhece algum acs que colocou na justiça para receber a insalubridade que meios ele recorreu qual foi o tipo de processo numero de protocolo, pois nos os acs fomos em um advogado particular e ele nos pediu para ajudar ele, e se sabiamos de alguem que ja ganhou alguma causa por isso ele quer usar os mesmos argumentos pois nosso salario limpo chega a 460.00 reais e triste saber que o municipio ganha uma verba de 714.00 e so repassa este mizero dinheiro mesmo eu sei que e para o programa mais pelo menos uns 600.00 limpo dava.Obrigado se voce puder me ajudar nisto.

    ResponderExcluir
  68. ESTAMOS CANSADOS DE PERGUNTAR TANTO,QUANDO SAI,QUANTO É,HAVERÁ RETROATIVO!!!
    AFF,JÁ CANSEI DESTE PAPO.....SÓ NOS RESTA AGUARDAR,MUITOS DIZEM QUE ESTE TÃO ALMEJADO AUMENTO SERÁ EM JANEIRO....VAMOS SER POSITIVOS E CONFIAR EM NOSSOS REPRESENTANTES DA COMISSÃO!!!

    ResponderExcluir
  69. Colega, esse valor de R$714.00 é um incentivo enviado pelo MS todo ano em nome dos ACS psf que fuciona assim: O salario minimo deste ano é 510.00, o incentivo enviado até mes passado era de 651.00 o MS dá todo ano um reajuste nesse valor que é 40% encima do minimo. 510+40% é + a 714.00 e assim sendo não é enviado como salario para os ACS e em alguns municipios como o meu a nossa diretoria tem negociado e a uns anos temos recebido na integra. Se o gov. quisece teria enviado como salario mais nao quer, logo nossaluta colega é com o piso de 2 minimos em breve veremos e teremos que recomessar

    ***************************
    Estmada colega de vila Valerio, não conheço esse salario da Dengue e o repasse enviado a mais no ultimo trimestre de cada ano vem pra ser pago como 13º aos ACS SIM.

    **************************

    Colega de JI-PARANÁ-RO, não realmente almento mais ouve o envio do repasse"incentivo" agora na competencia10/2010 que chegou em novembro e alguns municipios ja repassaram aos ACS NA INTEGRA.
    ****************************

    Colega, o departamnto que vc deve procurar pou seja seu representante seja sindicato associaçao coisa assim deve procurar se for o caso a secretaria de saude setor de finanças, nao sei que dar aumento a vc mais será este setor.

    ***************************

    ACS de Gravatá, ainda não veio retroativo, o MS disse que estaria enviando retroativo a JULHO mais no momento so envio o valor atualizado logo colega a espectativa é que envie este mes de Dezembro. O seu salario familia deve ser +- de 56.00 então seu salario foi de 533.00 pelo que entendi pois salario familia nao é seu salario, some a este valor o desconto previdenciario e veja. o que vc deve realmete ver é seu contracheque ou Olerite como é conhecido em alguns Estados.

    ***************************

    Colega que gostaria de saber sobre a INSALUBRIDADE, existem sim varios municipios que os ACS ja recebem o mesmo como é meu caso acredito que seu advogado deva analizar td referente a nossa categooria pois pra isso vc o estar pagando. Mais tem alguns colegas que conquistaram recentemente e verei se algum pode te ajudar. ABRAÇOS.

    **************************

    ????? É... AGUARDAR!

    ResponderExcluir
  70. Oi tudo bem,primeiramente quero te parabeniza-lo por ter este blog pois so assim teremos como tirar nossas duvidas,quero saber se este decimo quarto salario que é repassado todos os finais de ano como incentivo ele é para ser repassado para nos?.Porque eu fiquei sabendo que sim,pois uma vez eu vi em rede nacional o presindente lula falou que era para os agentes como um presente de final de ano,então quero que vc me tire esta duvida para eu pode correr atras aqui no municipio de Apore Goias.Sem mais muito obrigado pela atenção e um feliz Natal e um 2011 cheio de paz e saude a todos os acs do brasil.

    ResponderExcluir
  71. Olha só colega, não sei sobre o 14º salario e sim do 13º que é enviado como 13º para ser pago aos ACS em todo Brasil! Sim, vem o 13º salario sempre no ultimo trimestre ou seja em DEZEMBRO chega todo ano um salario a mais esse ano virá com valor de 714.00 por acs, infelizmente muitos prefeitos são carente e rouba desse vaor entregando ao ACS apenas 510.00 infelizmente são carente pois acho que só ganham 255.00 por mes ai tira dos colegas parte desse valor pra comprarem fazendas!
    Desejo boa sorte e que vc comesse a receber ok!.

    ResponderExcluir
  72. Oi tudo bem aqui no rs,nós já recebemos o valor do incentivo,aos poucos irao pagar os retroavitos.abraços ,feliz natal a todos.

    ResponderExcluir
  73. Oi meu amigo quero te dar uma otima noticia, no meu municipio de Apore Go,o nosso prefeito pagou o nosso decimo quarto salario,pois aqui somos efetivadas a seis anos atras, sendo assim nos recebemos nosso decimo terceiro na data do nosso aniversario então este adicional que vem no ultimo trimestre ele nos deu então peço a Deus que outros administradores tenham a conciencia como teve o nosso prefeito aqui em nosso municipio porque eles podem ter a certeza que nos somos os olhos da administração ,sendo nos so ajudamos desde ja eu agradeço pela sua atenção que vc tenha um otimo Natal e um 2011 cheio de e saude e paciencia para conosco bjs fique com Deus.

    ResponderExcluir
  74. Art. 9º-A. O piso salarial profissional nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias será de R$ 930,00 (novecentos e trinta reais) mensais para profissionais com formação em nível médio.

    ResponderExcluir
  75. SOU DE IPATINGA , TRABALHO NO CONTROLE DA DENGUE QUANDO VAI SAI A PORTARIA OS AGENTES DO CONTROLE DA DENGUE,COM ENCENTIVO SALRARIAL,.ESPRERO RETORNO 031 87615146

    ResponderExcluir
  76. Olá Eliseu!
    Sou do RS e gostaria de saber noticias do nosso 14º pois aqui na nossa cidade recebíamos sempre em janeiro e agora nada,dizem que não foi repassada essa verba da União,como eu poderia me informar melhor sobre esse dinheiro?

    ResponderExcluir
  77. Eliseu sou ACS aqui no sul de minas e o prefeito aqui alegou que nenhum recurso foi repassado para o aumento de salario!!! Isso pode ser ???? Por favor me diz !!!!! silvinhalimaje@hotmail.com

    ResponderExcluir
  78. ola eliseu sou acs de alta floresta mt e não recebemos esse aumento e muito menos insalubridade.. falam pra nos que não houve aumento nenhum.

    ResponderExcluir
  79. o eliseu entra em contato commigo meu e-mail é paulo_farias13@hotmail.com pois toda nossa categoria tem direito ao minimo mais os 714,00 reais + a salubridade. um abraço.

    ResponderExcluir
  80. Oi Eliseu, sou de Barbacena, Minas gerais e aqui nos não recebemos nada alem dos miseros 510,00.
    Aqui não temos uniforme, protetor e nem material basico para trabalhar.Recebemos sempre depois do dia 20 de cada mes.
    Estivemos em reunião com os superiores e estes dizeram que em nosso contrato está estipulado o valor de um salario minimo e é so o que teremos.
    Mes passado teve um concurso aqui em que o salario do agente comunitario foi estipulado em mais de 800,00 reais.
    Quando perguntamos o pq da diferença nos informaram que era agente epidemiologico de nivel medio.Gostaria de saber se essa portaria ja esta em vigor pq vou atras dos meus direitos.
    Um abraço e parabéns pelo blog e pela magnifica iniciativa de ajudar a classe.

    ResponderExcluir
  81. Oi Aqui no PR na cidade paranaguá o nosso salario base é de 553,00 + 20% de salubridade, gostaria de saber se isso esta certo ou ha algo de errado em nosso salario, fora os desvios de função q acontecem por aqui, nós ACS da cidade de Paranaguá entregamos até IPTU, acho q isso não atribuição do ACS, por favor precisamos de ajudo o q demvemos fazer a quem devemos procurar.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  82. ola eliseu sou ace aqui de itambe-ba gostaria de saber se o governo do estado ja liberou o dinheiro do premio edno batista para os municipios contemplados espero respostas valeu....

    ResponderExcluir
  83. Caro Amigo Elizeu,eu gostria de saber se poder paga 13º salario com o repasse do incentivos ou como poder ser divido por agente passe uma explicação melhor sobre esse incentivos Edinei Salvador

    ResponderExcluir
  84. nos aqui em são sepe no rs ate recebemos mas e sempre uma luta este ano não recebemos ate agora porque não esta previsto eu gostaria de mais alguma informação nos estamos na justiça pela insalubridade. Mande-me informações para meu e-mail : carolyne_tricolor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  85. Caro Eliseu, gostaria se possivél que infomrasse se o repasse do retorativo a julho ja foi repassado ou seja os 4 messe de julho a novembro ja estão na conta da prefeituras? desde ja agradeço, meu imail rodrigopericles@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  86. O MS estar enviando mes a mes e eu ja recebi dois dos quatro meses e ja era pra ter recebido tres entao colegas, saiba q se vc nao recebeu mais o getsor ta com ele ou comeu.

    ResponderExcluir
  87. olá sou do acs no ES e recebo o valor 615,00 + 108,00 de insalubridade ...tirando o desconto da prefeitura fica td em torno de 655.00 reais......vc sabe se essa verba vem pra nós tbm? e o q acontece se a prefeitura ñ repassar????? obrigado!!

    ResponderExcluir
  88. Caro Eliseu, sou de Barbacena mg, chamo Jhonny vamos por partes, nas minhas duvidas:

    Aqui eles pagam o salário minimo:

    Se entendi o valor de 714, nao é o salario, e sim o valor repassado pelo MS da Saude as prefeituras para financiamento dos Agentes de Saude, então para conseguirmos um valor maior é necessário negociar, correto?

    Os 20% de insalubridade é em cima do atual salário minimo, correto, e e pago o ano inteiro?

    Entao nosso salario ou repasse e aumentando todo mes de outubro, em 40% acima do salário minimo. correto?

    E as prefeituras so seriam obrigadas a pagar o piso de 714 se a Portaria do MS, colocasse como verba para pagamento de salario, ou seja mudar a lei, estou correto?

    Agora sobre o Piso salarial para os Agentes de Saúde unificado em 2 salários minimos, este e a primeira vez que escuto isto, como andas o processo?

    Fora vc sabe o site para saber quando e que dia o MS repassa a verba para o municipio, pq aqui ela esta pagando dia 25.

    ResponderExcluir
  89. Colega de Barbacewna, vc nao estar de tudo errado e nao estar de tudo certo.
    Veja bem: O incentivo por ACS é de 714.00, mais o gestor nao é obrigado a pagar este valor como salario nós ACS que ja recebemos foi na base da negociação.O correto é negociar.
    Quanto aos 20% da insalubridade aqui em meu municipio é pago sobre o valor de 714.00 e não sobre o minimo.Sim, a insalubridade não é paga uma vez e para se o seu serviço é insalubre entao vc tem direito a reber todo mes, salvo se vc saiu de acs entao seu setor novo nao é insalubre perde o direito, se estar de licença maternidade e ou qualquer outra licença longa eles não são obrigados a pagar a insalubridade pois vc estar em casa e em casa ...,.

    Quanto ao aumento do incentivo em geral é outubrom mais ano passado so foi dado no final do ano mais com retroatividade desde o mes de julho de 2010 e em meu municipio dia 3 ja xegou mais uma parcela do retroativo.
    Veja bem: Os 714.00 não é um piso salarial é um incentivo financeiro q deveria ser complementado pelo municipio e pelo estado. Se esses 714.00 viesse como salario fikaria mais facil os colegas estarem recebendo este valor.

    O site do repasse de verba do MS da saude para o municipio é este:
    http://www.fns.saude.gov.br/Consultafundoafundo.asp
    Boa sorte nas pesquisas.

    ResponderExcluir
  90. Porque nosso sindicato não falou sobre este incentivo ? Qual será o valor real do nosso salário?QUEM terá direito ao plano de cargo e carreira? por favor mim responda . Amiga acs

    ResponderExcluir
  91. Qual é o valor do 14° salário por acs quando é repássado ao Municipio?

    ResponderExcluir
  92. Amigo Eliseu agora q ficamos sabendo desse incentivo aqui em Rio Branco e a prefeitura tah com uma proposta de pagar retroativo só a janeiro de 2011 e o sindicato diz q isso é certo como podemos cobrar o retroativo a julho 2010

    ResponderExcluir
  93. Ola Elizeu... somos agentes de combate a endemias em Sc, e aqui no nosso municipio não ganhamos insalubridade.Gostaria de saber se vc tem algum material sobre o assunto ou alguma copia de laudo de insalubridade para os agentes.
    Vc pode enviar para josedonisetekepp@gmail.com
    Valeu estamos aguardando

    ResponderExcluir
  94. Dalva pergonta... amigo eliseu sou acs de v-da conquista. Eliseu gostaria de saber se o artigo. 3°.da portaria n° 3.178. de 19.10. 2010.que fixa o insentivo dos acs, em 714.00.Reais ele vem do ministerio público para o acs, ou é repassado para á prefeitura e o gestor só repassa para o acs se eli quizer.

    ResponderExcluir
  95. Dalva, o MINISTERIO DA SAUDE eh que repassa o incentivo de 714.00 e nao o MINISTERIO PUBLICO por ACS e nao para os acs mais m varios municipios os colgas estao recebendo, mais nao existe uma LEI q obrigue o gestor a pagar. Ainda nao existe mais com fé em Deus em breve veceremos.

    ResponderExcluir
  96. Colega ELISEU aqui em meu municipio estamos tentando negociar este repasse de 714 reais,mas osetor juridico quer saber de alguma cidade que os acs ja recebem.
    Sera que vc poderia postar pra mim o nome de algumas delas .
    te agradeco de coracao.

    ResponderExcluir
  97. COLEGA, POSSO TI PASSAR SO QUE EM MEU MUNICIPIO JÁ É 714.00 A MUITO TEMPO E JA ESTAMOS PENSANDO EM AUMENTO DESTE QUE SERÁ DE X% ENCIMA DOS 545.00!

    ResponderExcluir
  98. Olá Elizeu,em Lajes/RN os Agentes de Endemias não recebe insalubridade, foi entregue um laudo médico, porém os gestores ignoram.Que absurdo!

    ResponderExcluir
  99. OI ELIZEU SOU ACS SÃO MATEUS ESTAMOS LUTANDO PARA CONSEGUIRMOS O REPASSE DESCRITO DE 710,MAS O PREFEITO ALEGA QUE FOI COMPRADO CAMISAS,BOLSAS PARA NOS.MAS O REPASSE NÃO É REFERENTE AOS NOSSOS VENCIMENTOS.ELE CHAMOU O SINDICATO E OFERECEU 60,00 REAIS EMCIMA DO SALÁRIO PAGO QUE É DE 571,00+ o vale alimentação que é de 100,00reais+ insalubridade é justo isso?

    ResponderExcluir
  100. Colega, este 60.00 em nada justifica os 714.00, digo você recebi 571.00 para 714.00 da uma diferença de 143.00 por mês a menos em seu salario que ao passo de 12 meses voce recebi a menos 1,716.00. Então a pergunta eh a seu sindicato e a seu prefeito: Cada ACS teve um fardamento no valor de 1,716.00? É colega, é uma ajuda mais não é o certo quanto a insalubridade e vale alimentação deixa seu pacote final menos ruim, so tem que insalubridade é um direito e o vale alimentação é o que ajuda vc ou voces. Assim com o vale e seu salario atual acaba deixando vc com um valor de 731.00, vc so no falou o valor da insalubridade lembre-se que os percentuais são de: 10, 20, 30 ou 40% certo.
    Boa Sorte colega.

    esse prefeito nao compra pra voces fardamento no valor de 1700.00 por ano concorda!?.

    ResponderExcluir
  101. colega acs eliseu;eu sou agente de edemias da cidade de guarabira-pb,nos todos anos tiravamos o nosso pasep,mas no ano passado o pasep nao foi informado,mas todos os meses vem sendo discontado a previdencia,desde de 2008 a prefeitura nao paga a nossa previdencia,gostaria de saber a quem nos deviamos procurar,um abraço e nos mande resposta.sidney.

    ResponderExcluir
  102. Pois é uma vergonha nosso salario aqui santiago rs é de 553,00+20% que dá 660,00. Pode isso, da pra desanimar não é mesmo? E aqui ainda saimos de nossas casas próprias e estamos alugando pois somos obrigados a morar onde trabalhamos, é brincadeira. Valeu.

    ResponderExcluir
  103. Acs ELISEU ME RESPONDA POR FAVOR!
    QUANDO EM TODAS ESSES RELATOS SOBRE BENEFICIAMENTO PARA acs, ESTA TAMBEM SE REFERINDO A ( ace e ace) OU SO acs , COMO O REPASSE DE 714 É SO PARA ACS OU TAMBEM SERVIRÁ PARA ACE E NA CONSULTA FUNDO A FUNDO LA NAO REFERENCIA NENHUM DADO QUE RELACIONE OS CUSTO OU FINANCIAMENTO COM OS EMPREGOS DOS ACE , É PQ ELES ENTENDE QUE A SIGLA ACS SE REFERE TANTO PARA AGENTE DE COMBATE A EDEMIAS QUANTO PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAUDE
    BRIGADÃO ESPERO RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  104. Sidney, o PASEP se não informado o servidor, mais se não for feito a declaraçãoate a data o municipio pode informar com atraso que assim mesmo vc receberia, aqui os colegas um grupo de 18 nao receberam foi feito novamente a declaração deles e receberam so uns pokos q nqo recebeu.
    Qtoa previdencia se for iINSS naosei ao certo como é o caso e se for previdencia privada ou seja municipal e tenha cido cobrança indevida vc entra na justiça com um advogado de sua confiança ou de seu sindicato.


    ===============================================

    É colega, mais o MS preconiza e é qse a unica exigencia que o acs precisa é morar na localidade, mais nao obrigatoriamente dentro da microarea. pode ser na de aabrangencia do seu PSF, USF OU PACS.

    ==============================================

    Teo Andrade,

    O ministerio envia por ACS hoje o valor de 714.00 que não contempla os ACE porque ainda não foram incluidos no quadro do MS como é o caso dos ACS, mais que em breve com a regulamentação do piso esse dismando acabará. Mais se seu sindicato tem boa articulação e lábia é possivel conseguir equiparação salarial, aqui em minha cdde os ACE sindicalizaram em dezembro de 2010 e esse mes ja conseguiram passar de 5% para 20% de insalubridade desde o mes de maio e salario de 600.00 para 714.00 apartir deste mes.

    espero ter ajudado colega. boa sorte.

    ResponderExcluir
  105. amigo elizeu aqui em santa cruz do arari ñ recebemos material, ñ recebemos insalubridade, e desde jan. de 2010 que passamos a receberos651.00 não recebemos nenhum reajuste ou incentivo, e não temos previsão ate que saia a proxima portaria.o que fazer?

    ResponderExcluir
  106. OI COLEGA DE TRABALHO ELISEU SOU ALINE BRAUNA DE PARACURU AQUI NOS REBEMOS INCENTIVO DE 150,00 MENSAIS E O SALARIO NORMAL, NO FINAL DO ANO GANHAMOS UM VALOR TOTL QUE E REPASSADO POR ACS, MAS LEMBRANDO SÓ EM DEZEMBRO,AMO MEU TRABALHO E DESCORDO O QUE A TEC. DE ENFERMAGEM FALOU POIS ACS TRABALHA SIM, DEPOIS OLHE O BLOG DAS ACS DE ONDE MORRO: ACSDEPARACURU.BLOGSPOT.COM ABRAÇOS E PARABÉNS....

    ResponderExcluir
  107. elizeu aqui em simoes filho ba o prefeito disse que nao e obrigatorio repassar os 750 reais que tem que tirar os encargos deste valor. pois aqui somos seletista mim da uma orientaçao por favor meu email e santaraim @ hotmail.com.

    ResponderExcluir
  108. e se fala muito so acs eos agentes de edemias como fica em nossa cidade ja estamos efetivos mas salario igual minimo com uma gratificaçao

    ResponderExcluir
  109. ola! Eliseu..
    sou acs e aqui nao recebemos insalubridade e nosso salario e de R$545,00
    minha duvida e onde podemos exigir pelo menos a insalubridade?? temos direito?? ou depende de cada cidade se vai pagar ou nao??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vcs tem o direito da insalubridade, do décimo quarto, sou acs mandamos um requerimento para o executivo e estamos recebendo, agora estamos atrás do novo piso que é de 871, não podemos ficar de boca fechada temos que correr atrás do que é nosso.

      Excluir
  110. sou acs quero saber se a prefeitura pode descontar o patronal dos nossos salarios obrigado.

    ResponderExcluir
  111. em meu municipio Alcantara/Ma os aumentos de salarios dos acs são vistos pelos gestores como subsidios para manter o programa porem trabalhamos sem materiais basicos sem fardamento e nem temos sequer o direito de ter um dia especifico para receber os nossos salarios todo mes a administracao so paga os salarios atraves de ameacas de procurarmos a promotoria publica existe algum site para denuciarmos esse descaso

    ResponderExcluir
  112. oi colega elizeu ,eu aki dinovo , me desculpe . mas eu uso seu blog mesmo como um desabafo,não sei se eu sou muito lenta;só sei que eu fiko lendo seu blog ,tentando entender alguma coisa ,vejo escrito ,ki tem insentivo pra isso e akilo quando chega o final do mes ,eu olho o meu olerite e continua a mesma coisa. e olha que não é falta de cobrar, pois disem que eu falo até demais , pena que não resolve nada ficar só reclamando não é? ainda bem que vivo em uma mini-cidade e o custo de vida é super baixo, sinão eu tava ferrada.fiko felis de ter seu blog, pra pelo menos saber dos nossos direitos ,mesmo que é ,só pra ficar sabendo mesmo. até a proxima e continue com paciencia com seus colegas,lentos pra entender qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  113. LUCÉLIA, INFELIZMENTE ACONTECE ISTO!

    Colega, um dia tudo isso vai mudar com fé em DEUS tenha certeza disso! Ah posso pedir uma coisa minha linda? Posta nas materias mais novas por favor! xeruhhhh

    ResponderExcluir
  114. sou acs,adorei seu blog,continue nos informando

    ResponderExcluir
  115. q bom q existe este bBLOG caro colega eliseu pois podemos postar nossas queixas e quem sabe um dia podemos escrever apenas coisas boas. Mais digo q seu BLOG e show de bola e desde ja desejo-lhe um feliz natal e um ano novo cheio de paz e alegrias!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  116. GOSTEI DO BLOG,SOU DO ES E ESTAMOS ENFRENTADO OS MESMOS PROBLEMAS QUE TODOS,E PIOR AS INFORMAÇOES AQ FORAM TÃO MASCARADAS QUE SÓ DESCOBRIMOS O INCENTIVO AGORA ESSE MES.QUE POUCA VERGOHA NÉ?SE O NOSSO AUMENTO FOSSEREALMENTE PARA EPI NOSSAS CASAS NEM CABERIAM MIAS DE TANTO MATERIAL DE TRABALHO.

    ResponderExcluir
  117. Eliseu, qual a lei que rege o adicional do décimo quarto?

    ResponderExcluir
  118. Laiane, não existe uma lei que defina! O que existe é o entendimento do MS que repassa como adcional no final do ano para que seja repassado como 13º e ai já viu não é!? Comem e fazem média. Olha só colega, alem dessa portaria que elevou o incentivo para 714.00 ja teve a de MARÇO DE 2010 que elevou para 750.00 que é a PORTARIA de Nº1599/2010. Fique atenta e vá a luta.

    ResponderExcluir
  119. ESTE LINK COLEGAS É DA PORTARIA 1599 DE 2011 QUE ELEVOU PARA 750.00 O INCENTIVO!

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt1599_09_07_2011.html

    ResponderExcluir
  120. Eliseu nós estamos sendo penalizados desde 2009 com o salário congelado em 581,00 reais,depois da efetivação não recebemos mais nada o que é pior somos alvos de chacota o meu municipio é Barão de Grajaú-MA obrigado um abraço por ter esse blog.

    ResponderExcluir
  121. Eliseu nós ajude,já que nós somos efetivados eem regime estátutario a quem procurar para resolver a nossa cituação,qual ponto de partida nos de uma dica pois aqui não temos acesso ao gestor,não porque a gente não quer mas porque ele não quer vinculo com A.C.S o mesmo dis ter raiva de A.C.S.

    ResponderExcluir
  122. ola sou acs de MACHADINHO RS....gostaria d saber qual o valor dos incentivos repassados p os acs no final do ano?adoro seu blog.........ABRAÇO

    ResponderExcluir
  123. sou agente de saúde a 7 anos sul do maranhão, só agora fiquei sabendo desse décimo quarto. Tem alguma portaria que possamos ler para poder correr atrás desse direito. obg

    ResponderExcluir
  124. Olá colega Eliseu, sou agente comunitaria de itaberaba, quero saber se os agentes em licença maternidade tem direito de receber o beneficio, mesmo tendo sido retirado do cnes antes do prazo de carencia ja que este é de noventa dias.

    ResponderExcluir
  125. Mais uma vez desejo esclarecimentos, este valor que foi pago em dezembro de 2011 é retroativo a 2010?

    ResponderExcluir
  126. sou acs de criciuma sc . não fis processo seletivo , pq veio um memorando da prefeitura dizendo , que não precisariamos fazer , então varias acs não fizeram. resultado? demissão. onde trabalho vamos ser todas exoneradas.

    ResponderExcluir

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/