MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

CERCA DE 2O DEPUTADOS FORMA COMISSÃO E COMPRA BRIGA DOS AGENTES DE SAUDE

13/08/2012 17:39

Deputados esperam que governo edite MP sobre piso dos agentes de saúde

Arquivo/ Larissa Ponce
Mandetta
Mandetta: é preciso pressionar o governo para regulamentar o piso.

Deputados da Comissão de Seguridade Social e Família vão se reunir com representantes dos ministérios da Saúde, do Planejamento e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República para tratar do piso salarial dos agentes comunitários de saúde. Na reunião, prevista para 21 de agosto, será discutida a publicação de uma medida provisória para regulamentar o piso nacional da categoria.
Hoje, o governo federal repassa aos municípios R$ 857 por agente de saúde. Isso equivale a quase um salário mínimo e meio. Os agentes reivindicam o piso de dois salários mínimos (R$ 1.244).


Do valor que a União destina aos municípios para o pagamento dos agentes de saúde, em alguns casos o prefeito repassa o dinheiro integralmente a esses trabalhadores. Em outros, até completa para chegar a dois salários mínimos. Porém, há prefeitos que descontam vários encargos e repassam aos agentes de saúde menos do que um salário mínimo.
Um dos objetivos da regulamentação do piso é evitar o desvio para outras finalidades dos recursos repassados pelo governo federal aos municípios.
O presidente da Comissão de Seguridade, deputado Mandetta (DEM-MS), destaca que deputados de vários partidos são favoráveis à definição do piso salarial dos agentes de saúde. Ele afirma que, agora, é preciso pressionar o governo federal para que edite uma medida provisória sobre o tema.
"Nós queremos, no dia 21 de agosto, sentar em uma mesa já com os três ministérios: das Relações Institucionais, do Planejamento e da Saúde, para que não haja mais o jogo de empurra”, disse o deputado. “A comissão se sensibilizou [com a mobilização dos agentes] e tomou para si a tarefa de mediar esse diálogo.”
Projeto aguarda votação
Uma comissão especial da Câmara aprovou no ano passado um substitutivo ao projeto que regulamenta as atividades dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias (PL 7495/06). O texto aprovado prevê um aumento progressivo do piso, até chegar a dois salários mínimos em 2015.
Essa proposta está pronta para ser votada no Plenário. No entanto, como o texto implica aumento de despesas orçamentárias, os deputados da comissão esperam que o Executivo envie uma medida provisória ou projeto de lei sobre o tema.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Domingos Dutra (PT-MA), foi o relator da proposta aprovada na comissão especial. Para ele, os agentes de saúde precisam ser valorizados. “São eles que ajudam a população a se prevenir das mais diversas doenças.”
A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ruth Brilhante, afirma que a categoria vai continuar mobilizada até conseguir seu objetivo: “Não vamos nos afastar do Congresso. Vamos estar junto com os deputados, buscando e cobrando a regulamentação do piso.”
A criação de um piso salarial nacional para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias está prevista na Emenda Constitucional 63, de 2010. A emenda estabelece que uma lei federal definirá o regime jurídico, o piso, as diretrizes para os planos de carreira e a regulamentação das atividades da categoria. Segundo essa emenda, caberá à União prestar assistência financeira complementar aos estados e aos municípios para o cumprimento do piso salarial.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Renata Tôrres/Rádio Câmara
Edição – Pierre Triboli
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

6 comentários:

  1. Por coincidência deste seu post colega Eliseu, informo-lhe que nós aqui de Campo Grande/MS estivemos numa grande reunião sábado agora passado(11/08/12) na presença do Dep Mandetta (que está apoiando um candidato do PMDB aqui para prefeito)no qual o Mandetta tem falado sobre essas questões (blá blá blá)e que até o candidato se comprometeu a PAGAR esse piso mesmo não sendo aprovado em Brasília, inclusive DAR UMA CASA para cada ACS(aham, acredito!!!) (o que já estamos vacinados com essas falsas promessas políticas) E vos lhe digo, que o Mandetta está apenas querendo aparecer , pois há fortes indícios de que ele está pleiteando outros setores inclusive possível vice-governador!!!Lembrando sempre que quando ele era nosso secretário de saúde aqui do município, foi a época em que nós catávamos lixo(SIMM ISSO MESMO QUE VOCÊ ESTÁ LENDO) das residências dos moradores e terrenos baldios alegando que era trabalho de mutirão que precisava ser feito... fugindo totalmente de nossa atribuição!! Passamos mals bocados nessa época amarga


    relato de um ACS há quase 1 década de CG/MS

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA! GOSTARIA DE SABER POR QUE O SALARIO DOS AGENTE NAO SAO DEPOSITADO DIRETO NA CONTA DOS AGENTE TANTO DE SAÚDE COMO DE ENDEMIAS ?QUAL O MOTIVO SE OS AGENTE JA SAO FUNCIONÁRIO PUBLICO

    ResponderExcluir
  3. COLEGAS TODOS NOS SABEMOS DA LUTA DOS PARLAMENTARES AFAVOR DO NOSSO PISO,MAS SE OS MESMOS REALIZAR UMA OU DUAS OBITRUÇAO NO CONGRESSO;LOGO A REPERCUÇAO VAI A PARECER. COMO SEGESTAO VALE APENA FAZER A CONSULTA AOS PARLAMENTARES QUE DEFENDE O NOSSO PISO ,ACS ERIVAN

    ResponderExcluir
  4. COLEGAS AQUI NA NOSSA CIDADE, TEVE UN TEMPO EM QUE NOS REALIZAMOS UM PROTESTO ONDE A PRODUÇAO ERA ENTREGUE AO CONSELHO MUNICIPAL DE SAUDE,DESSA FORMA A PROVA QUE NOS TRABALHAMOS.O GESTOR NAO TINHA COMO ATUALIZAR OS DADOS COM O MINISTERIO DA SAUDE, SO ASSIM CONSEGUIMOS VENCER A QUEDA DE BAÇO,COMO REALIZAR A NIVEL NACIONAL?PLANEJAMENTO...ACS ERIVAN

    ResponderExcluir
  5. eu tambem não acredito faz tempo que esses políticos leva os ACSs no bico!...não se iludam já está no mesmo caminho de antes a estória do piso.era pra resolver dias 7 e 08 de agosto passou p/ dia 14 e agora é p/ dia 21 e depois nada feito e ai marca-se outra data até chegar a dizer ah! agora não dar mais p/ causa das eleições e por ai vai...se realmente esses governos quisessem resolver colocaria 870,00 direto na conta do ACS e ñ nas maãos dos prefeitos gabiru.....................!

    ResponderExcluir
  6. Vamos meter votos nesses deputados que estão a batalhando pelo nosso piso salarial , o tropeço , so é o governo meus amigos procurem saber em seus estados , quem são os deputados e senadores que estão a favor , e votem neles , so não conseguimos ate agora , não foi por causa deles não , foi por causa da presidente , que na gestão dela , colocou o trabalhador em ultimo lugar

    ResponderExcluir

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/