Governo finalmente diz qual sua proposta para o Piso Salarial dos ACS e ACE.
22/08
Após 4 anos de mobilizações, mais de 7 votações no Congresso Nacional e uma Emenda Constitucional, o Governo Federal finalmente estabeleceu um ponto de partida para as negociações finais do Piso Salarial, e nessa terça-feira (21/08) foi realizado uma reunião exclusiva com a categoria e representes dos Ministérios da Saúde, Orçamento e Planejamento e Relações Institucionais.
Sem dúvidas com essa atitude, passamos a uma nova fase de mobilizações e um grande passo foi dado para a regulamentação do Piso Salarial.
Porém também ficou claro que as dificuldades em se chegar a um acordo com o Governo Federal são muitas, e entre as condições apresentadas pelo Ministro Padilha, fez questão de demonstrar grande preocupação com o compromisso do Congresso em respeitar os acordos firmados com o Governo Federal, pois uma vez enviado o Projeto de Lei para votação, não quer sofrer o risco de ser feita alterações na proposta, prejudicando as negociações feitas.
Outra condição do Ministro foi que, qualquer negociação deve ser conciliada com o CONAS e CONASEMS, pois o Piso Salarial só poderá ser criado com o envolvimento financeiro das 3 esferas de Governo, União, Estados e Municípios. E por fim, sinalizou que neste próximo período não há hipótese de ampliar o repasse da Contra partida da União.
DA PROPOSTA DO GOVERNO
Após uma apresentação justificando questões como impactos financeiros o Governo apresentou uma proposta inicial muito abaixo do que a CONACS sempre reivindicou, representando pouco mais de 8% acima do salário mínimo previsto para 2013, sem nenhum encaminhamento para escalonamento ou reajuste acima do já praticado pelo salário mínimo.
DA REAÇÃO DA CONACS
Sem nenhuma dúvida, a presidente da CONACS Ruth Brilhante na primeira oportunidade que se manifestou, deixou claro que se a única proposta do Governo para o Piso fosse aquela, que então preferia ficar como estávamos, “... aceitar essa proposta é retroceder, pois hoje já ganhamos muito mais do que isso”.
A reação de todos os demais representantes da categoria que estavam presentes, foi no sentido de também concordaram com a CONACS, e todos demonstraram uma grande disposição em negociar com argumentos e instrumentos necessários para que seja garantido um acordo mais próximo possível do que está proposto pelo relatório final do PL 7495/06.
A assessora jurídica da CONACS questionou vários cálculos de impacto financeiros apresentados pela Equipe técnica do Governo e diante do ajuste destes cálculos a CONACS estará apresentando uma contraproposta ao Ministério da Saúde ainda nessa semana.
DAS MOBILIZAÇÕES
A próxima rodada de negociações deverá acontecer com a participação de uma Comissão de Parlamentares e já está pré-definida para a semana dos dias 04 e 05 de setembro. E dessa forma a CONACS já está CONVOCANDO todas as suas lideranças, ACS e ACE filiados a suas Federações e Sindicatos da categoria para se fazerem presentes nos dias 03, 04 e 05 de setembro, pois teremos várias deliberações a serem tomadas e a participação de todos será fundamental para que as decisões tomadas tenham todo o respaldo e força da categoria!
BOA NOITE ELIZEU, TD BEM. O CAMINHO AGORA É NEGOCIAÇÃO. GRAÇAS A 'DEUS' JÁ TEMOS AO MENOS UMA "PROPOSTA".VAMOS NOS UNIR... A LUTA CONTINUA.
ResponderExcluirDevemos botar na mesa de negiciação a forma escalonada para dos 2 salarios minimo pois ja é repassado quase 1 salario e meio só falta o outro meio e é nisso q temos q focar abaixo disso nao deria conquista alguma e sim perda de tempo. 2 salarios minimo já vamos orar q deus esteja conosco.
ResponderExcluirSou agente de saúde no Paraná e aqui na minha cidade não ganhamos mais do que o valor oferecido pelo governo federal. Concordo que merecemos ganhar bem mais que esse valor mais perante o que ganhamos aqui hoje esse valor que o governo esta oferecendo já seria muito bem vindo.
ResponderExcluirSe pesquisarmos há muita diferença nos salários pagos no país todo há municípios onde os prefeitos valorizam os serviço dos agentes e pagam bem em outros se quer pagam insalubridade.
A presidente da conacs deve pensar nos amigos que nos dias de hoje ainda lutam para conseguir receber a insalubridade que muitos prefeitos não pagam será que esse valor oferecido não faria muita diferença em suas vidas? Seria bom pensar nisso
gostaria de saber se vai viver bem um acs e ace , que mora em São Paulo onde o custo de vida é alto se a categoria aceitar essa proposta de 8% do governo?
ResponderExcluirCOLEGA ELIZEU. AQUI RECEBEMOS 777,00 DE SALARIO BASE, MAIS 122,00 DE INSALUBRIDADE, MAIS 38,00 DE QUINQUÊNIO, E QUEM TEM FILHOS "MENOR" AINDA RECEBE 25,00 REAIS. PORTANTO PISO DE 722,00 REAIS, NÂO DÁ. UM ABRAÇO
ResponderExcluirPede para os parlamentares sobreviverem com este salário vê se eles conseguem,um pai de familia pagando aluguel como sobrevive ? pede eles pra trocar de lugar por um mês , e viver como a gente vive comer como a gente come pra vê se eles rapidinho não muda de ideia..
ResponderExcluirPede para os parlamentares sobreviverem com este salário vê se eles conseguem,um pai de familia pagando aluguel como sobrevive ? pede eles pra trocar de lugar por um mês , e viver como a gente vive comer como a gente come pra vê se eles rapidinho não muda de ideia..
ResponderExcluirOlá isabel bom dia, muito bem gostei do que vc disse, quero ver se um parlamentar vive em nosso lugar, ganhando o que nós ganhamos, enfim fazendo tudo que nós fazemos com um salário de 722, eu sou de Santa Cruz de Monte Castelo - Pr,um salario para ser pago para nós, tem que ser de 02 (dois) salario, se com o salário minimo mal da pra viver, imagina esse que é quase um salario minimo, simplesmente um pouco à mais que um salario minimo, um abraço isabel, tenha um bom fim de semana, esperamos que de certo a negociação mas para mais que isso que eles estão negociando.
Excluir"8% ISSO PRA MIM É UMA PIADA"! ESSE GOVERNO DEVERIA TER VERGONHA DE APRESENTAR ESSA PROPOSTA! A SOLUÇÃO É GREVE GERAL JÁ! COM TODOS NA RUA SEJA NO MUNICIPIO, NA CAPITAL OU EM BRASILIA! NÃO DÁ MAIS PRA GUENTAR ESSA ENRROLAÇÃO!
ResponderExcluirCAROS COLEGAS ESSA FOI A PROPOSTA DO GOVERNO,DO PT,NÃO QUER DIZER QUE VAI SER ESSE VALOR,AGORA A FASE É OUTRA E DE NEGOCIAÇÃO É DE CADA MUNICÍPIO MANDAR NEM QUE SEJA UM ACS PARA BRASÍLIA,SE ASSIM FOSSE SERIA MAIS DE 5 MIL ACS LA REPRESENTANDO E ASSUSTANDO ESSE GOVERNO,ESSA É A HORA AGORA É NOSSA VEZ,VAMOS TODOS NOS UNIR E FAZER PRESENTE JUNTO OM TODOS LA EM BRASÍLIA POIS A VITORIA TA PERTO.O QUE NÃO PODE É 297 MILA ACS EM CASA ENQUANTO 300 SE DESGASTAM LA,EU SEI QUE É DIFÍCIL,DEVIDO A DISTANCIA OS GASTOS OS BAIXOS SALÁRIOS QUE GANHAMOS MAIS VAMOS FAZER UM ESFORÇO E CADA UM CONTRIBUI COM A PARTE QUE LHE CABE,POIS SOLDADO BOM É SOLDADO NA BATALHA LUTANDO POR SEUS DIREITOS AJUDANDO SEUS COLEGAS.
ResponderExcluirconcordo todos! Esse salarial nao da nem custos de saude e educaçao de nossos filhos. Enquanto eles recebem mais de dois aumentos anuais e ainda dizem que necessario. Talvez eles nao saibam quanto custa o feijao com arroz que comemos todos os dias em vez de lagosta e vinhos importados.
ResponderExcluirconcordo todos! Esse salarial nao da nem custos de saude e educaçao de nossos filhos. Enquanto eles recebem mais de dois aumentos anuais e ainda dizem que necessario. Talvez eles nao saibam quanto custa o feijao com arroz que comemos todos os dias em vez de lagosta e vinhos importados.
ResponderExcluirReceber um tipo de proposta dessas é rir para não chorar!!
ResponderExcluirA HORA É AGORA NAS URNAS!! Vamos retirar os candidatos do partido que já estão nos municípios!! Aqui em Campo Grande/MS o candidato PMDB do atual prefeito(que somado o seu mandato com o do antigo, são 16 anos em que MÉDICOs atuam como prefeitos e nossa saúde é um caos total), está DESESPERADO mendigando, chorando, implorando votos prometendo até casa para ACS(só rindo mesmo) , e dar os 2 salários mínimos no seu mandato "INDEPENDENTE"(isso mesmo) INDEPENDENTE SE A DILMA APROVAR OU NÃO!!ISSO É UM COMPLETO DESESPERO está tudo filmado e em breve essas falsas promessas dele estarão na net!!! Pelo amor de Deus, Não aceitem, Não abaixem a cabeça, Não se deixem enganar por falsas promessas, Não amoleçam seus corações com esse tipo de gente... SE TODOS SÃO CORRUPTOS, QUE AO MENOS TIREM OS QUE JÁ ESTÃO MAMANDO HÁ ANOS E ANOS NO PODER E NÃO FAZEM NADA PELA SAÚDE QUANTO MAIS FAZEM POR NÓS ACS/ACE!!
SE NÃO PODEMOS ALTERAR POR ENQUANTO NA PRESIDÊNCIA, QUE NOSSA RESPOSTA SEJA NOS MUNICÍPIOS PARA CANDIDATURA A PREFEITO POR ENQUANTO!!
FILTREM SEUS OUVIDOS COM ESSAS FALSAS PROMESSAS QUE CANDIDATOS A PREFEITO DIZEM QUE IRÃO FAZER POR NÓS!!
Palavras de ACS com 10 anos de casa em Campo Grande/MS COMPLETAMENTE INDIGNADO!!
Quando é para aumentar o salário dos nossos governantes que estão lá em Brasilia, eles não querem receber 8% de aumento!!! Então nós temos que aceitar isso? Que pouca vergonha governantes!!!
ResponderExcluiroi tudo bem como fica quem ganha 871,00,irá ganhar menos que isso.nao dá pra aceitar esse valor.porque entao nao deixa os 40 por cento do minimo.
ResponderExcluiraqui em maraba a coisa ta feia MP ja pediu ate a prisao do prefeito e secretario de saude nalarios atrasados a dois meses hospital se fechando pois nem espaladrapo ou gases que e mais barato tem falta tudo visa vale ta com cinco meses sem ver a cor nunca vi um prefeito tao ruin como esse de maraba-pa
ResponderExcluirsou acs em minas gerais a 8 anos... aq a gent ganha 714,00 com descontos cai para 640,00 ,trabalha no sol,chuva sem receber insalubridadde.. ñ da mais pra continuar assim com esse salario.. AMO o que faço,deviamos ser mais levados en consideraçao!é um salario de miseria pra un serviço q exige tanto !!!!!!!!
ResponderExcluirSe não for 2 salários mais insalubridade,tenho uma resposta para as autoridade, greve geral na época de chuva,aí talvez eles (políticos)vão ver que ninguém estar brincando de andar no sol chuva etc.,nosso trabalho é um dos mais importante aqui nessa terrinha que vivemos, salvamos vidas será que eles não estão vendo isso.
ResponderExcluireliseu voce sabe alguma coisa sobre o adicional de agosto?
ResponderExcluiressa proposta do governo pode não representar nada para os acs... mas para nós ace, que só ganhamos um salário minimo, que o nosso financiamento para o nosso pagamento de salário vem do governo federal apenas 3 vezes por ano e o prefeito tem que completar pra poder completar um salário! isso é triste! o financiamento pra nosso pagamento era pra ser como os acs, por meio de portaria, aí sim! se nós ganhássemos R$871,00 também, estariamos no céu! a conacs tem que compreender nossa cituação!
ResponderExcluirNÓS DEVERÍAMOS APROVEITAR O MOMENTO DE GREVE DE VÁRIAS CATEGORIAS E FAZER UMA TAMBÉM, QUEM SABE SE COM A NOSSA AUSÊNCIA VÃO DAR O DEVIDO VALOR AO NOSSO TRABALHO,NÃO PODEMOS FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS ESPERANDO A BOA VONTADE DESSES CORRUPTOS. GREVE JÁ.
ResponderExcluirPois é, uma greve NACIONAL só quem pode gerenciar isso é a CONACS... mas sem dúvidas que boa parte dessa CONACS está corrompida por $$$$ ou poder político!! Já temos mais do que motivos suficientes para tal, mas até agora não há nada concreto para uma greve NACIONAL !!
ResponderExcluirEntão meus caros, estamos num barco a deriva sem direção alguma.. e a mercê do arrocho salarial em que os municípios dão GARGALHADA da nossa categoria inteira TODOS OS ANOS!!!!
ISSO QUE É A VERDADE! ESTAMOS A DERIVA NUM OCEANO QUE SÓ DEUS PODE NOS OLHAR E MAIS NINGUÉM !!
Algum ACS muito SENSATO de Campo Grande/MS com seus 10 anos de casa...
Olá,sou ACS á um ano no RS,na minha cidade foi feito concurso e fomos 10 as chamadas,recebemos de salário base 539,95 mais 75,00 de auxílio transporte e 82,05 de complementação salarial.Gostaria de saber se a prefeitura está agindo dentro da lei não nos repassando o valor enviado pelo governo federal para cada ACS ou podem fazer isso pelo fato de sermos concursadas?Desde já agradeço sua resposta.Forte abraço Aninha
ResponderExcluiré colega na nossa cidade a prefeitura também passa a mão
Excluirgreve geral ja .. só assim vao nos ver !!!!!!!!!
ResponderExcluirblog maneiro Eliseu,visito todos os dias .. é uma força a mais pra lutar pelos nossos direitos,parabens !!!
ResponderExcluiro salario que recebemos não da nem pra irmos a brasilia lutarmos pelo nosso direito,isso é uma vergonha
ResponderExcluirque piso? a dilma nunca vai assinar é só mentira , vamos para tudo greve já !
ResponderExcluirisso é tudo uma safadeza, as vezes me envergonho de dizer o quanto eu recebo da prefeitura da minha cidade!
ResponderExcluirouvi dizer que ja tem município aí recebendo R$ 1,030,00. E cadê
ResponderExcluiro nosso salário???
E QUAL E O SALARIO DOS ACS E ACE
ResponderExcluirSOU DE FORMIGA MG QUAL SERA O SALARIO DOS ACS E ACE . ESTA DIFICIL HEI?
ResponderExcluirQUAL SERA NOSSO SALARIO REAL,QUE DEMORA. FORMIGA MG
ResponderExcluiresse salario só para os acs e o ace?
ResponderExcluir