MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

sexta-feira, 19 de junho de 2009

ASSEBLEIA NACIONAL DOS ACS E ACE, LUCIA VANIA FAZ COMENTARIOS SOBRE OS ACS E ACE

Lúcia Vânia: Uma justa reivindicação.
24/06/2009

Realizou-se, na última semana, a Assembléia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde- uma categoria, aliás, com a qual mantenho vínculos já tradicionais, além de um relacionamento pautado na estima e na admiração.
De fato, não é segredo para ninguém que em minha vida parlamentar sempre me identifiquei com as causas dos agentes de saúde. não é segredo, igualmente, que há anos venho empunhando a bandeira da valorização dessa categoria, por tudo quanto tem feito para melhorar as condições de saúde do povo brasileiro.
O trabalho desenvolvido pelos agentes comunitário de saúde, e pelos agentes de combate às endemias, tem sido de fundamental importância para melhorar os índices de sanidade em todo Brasil.
E é por reconhecer a dedicação e o profissionalismo dessa categoria que, em mais de um ocasião, aceitei relatar propostas legislativas de seu interesse.
Juntos, os agentes de saúde formam um batalhão de aproximadamente 300 mil profissionais, cuja atuação é reconhecida pelas autoridades sanitárias e mesmo por organismos internacionais como, por exemplo, o Unicef.
De fato, os indicadores de saúde corroboram a constatação dos especialistas.
Com suas equipes multidiciplinares, a Estratégia da Saúde da Família tem se notabilizado por levar saúde aos lares, além de escolas e creches, com foco na prevenção da doença.
Em 2007, foram reaizados nada menos que 337 milhões de visitas em todo território nacional.Nessas visitas, os agentes de saúde fazem o diagnóstico demográfico e sóciocultural das comunidades e promovem ações de educação para saúde individual e coletiva. Além disso, realizam atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças.
A ação dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate as endemias, foi ressaltada há meses pelo próprio ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ao comentar a epidemia de dengue que assola o país.A doença, que matou 121 pessoas no ano passado, teve 51 mil casos registrados no Rio de Janeiro, 64 mil em São Paulo e mais de 72 mil no Mato Grosso.
Não fora a ação preventiva e educativa dos agentes de combate as endemias, com seu trabalho paciente e cotidiano junto ás comunidades, o número de vítimas teria proporções consideradas drásticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/