MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

domingo, 5 de setembro de 2010

A IMPORTANCIA DE CADASTRAR A FAMILIA ASSIM QUE CHEGAR

Enviado por Camila Freitas -05.09.2010 -07h43m - saude

Prevenir como regra, remediar se preciso

Era a primeira consulta de dona Arlete na Clínica da Família Lourenço de Mello, em Paciência, Zona Oeste do Rio. A dona de casa de 68 anos já havia recebido a visita de um agente comunitário em sua casa. Ele fez o seu cadastro e marcou uma consulta na clínica. Mas a pressão alta da dona de casa não esperou o dia chegar. Quando percebeu que não estava bem, dona Arlete foi até a unidade, onde foi atendida na mesma hora e quando teve sua consulta adiantada.

Dona Arlete Ivone Estaneck está utilizando o novo modelo de saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, que visa a desafogar as emergências hospitalares através da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças. Na Clínica da Família, a população é acompanhada de perto, com visitas domiciliares, consultas, saúde bucal, pré-natal, realização de exames e até fornecimento de remédios. São 16 unidades em toda a cidade. Só a Zona Oeste já recebeu metade delas, e a expectativa é de que mais 29 sejam inauguradas na região até 2012. O secretário municipal de saúde, Hans Dohmann, explica a razão do investimento no local.

— A Zona Oeste foi escolhida por ser uma área que já possui uma carência histórica no campo da saúde. Ela era conhecida como o vazio sanitário da cidade por ter uma baixa oferta de unidades de saúde. A população cresceu muito e é fundamental investir nessa área -— afirma o secretário.

O casal Solange de Oliveira e José Gonçalves ficou muito satisfeito com o investimento. Eles foram cadastrados, tiveram suas consultas marcadas para o mesmo dia e puderam cuidar da saúde da família juntos.

— Fomos muito bem atendidos. Se houver uma clínica dessa em cada lugar, a população ficará bem. Não esperei para ser atendida, já marquei meus exames e estou saindo da clínica com os remédios. Não quero mais sair daqui, tomara que seja eterno — torce Solange.
Dona Arlete é atendida na Clínica da Família. Foto: Wania Corredo

  1. Consultas remarcadas e com atrasos
  2. Apesar de estarem sendo elogiadas pelos moradores da Zona Oeste, as Clínicas da Família ainda apresentam alguns problemas, constatados pelos próprios usuários.
  3. A dona de casa Denise de Oliveira ainda não conseguiu comparecer à clínica com horário marcado. Ela diz que suas consultas são remarcadas com frequência.
  4. — Já vim umas três vezes, mas nunca com horário marcado. Eles desmarcam as consultas porque a médica nunca está aqui — conta.
  5. Paciente de pré-natal, Caren Quintanilha tinha horário marcado, mas esperou por mais de duas horas.
  6. — Esta é minha primeira consulta e já está demorando. Vamos ver como será o atendimento —diz.
  7. José Rodrigues, de 60 anos, também aguardava há algum tempo.
  8. — Essa é a primeira vez que fico esperando, mas não tem como falar mal da clínica. Ela foi um céu que entrou em Paciência — elogia.
  9. A Secretaria Municipal de Saúde informou que os médicos estão fazendo cursos de capacitação e, por isso, algumas consultas foram remarcadas. Quanto aos atrasos, a secretaria disse que naquele dia uma médica faltou por motivo de doença.

Um comentário:

  1. BOA TARDE ELISEU !
    GOSTARIA DE DAR MEUS PARABÉNS A DONA Arlete QUE CONSEGUIU SER ATENDIDA NESSA BENDITA CLINICA.
    FAÇO PARTE DA EQUIPE DA RIBEIRO COUTO E ATÉ HOJE SÓ CONSEGUI FAZER UM EXAME NESSA CLINICA,SOU HIPERTENÇA E MINHA RECEITA DE MEDICAMENTOS NÃO ESTA SENDO ACEITA NA FARMACIA DA CLINICA E NÃO CONSIGO MARCAR CONSULTA PRA FAZER RENOVAÇÃO DA MESMA...MINHA DECEPÇAO COM O ATEDIMENTO É ENORME MEU AMIGO!!!

    ResponderExcluir

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/