MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

segunda-feira, 21 de março de 2011

JUSTIÇA DEVE ACIONAR PREFEITOS PARA EFETIVAR AGENTES DE SAUDE E DE ENDEMIAS

20/03/2011 - 17h47
60 prefeituras devem enfrentar medida judicial para efetivar agentes de saúde
Redação 24 Horas News



Agentes comunitários de alguns municípios da região do Araguaia, como Confresa, São Félix do Araguaia procuraram no fim de semana o deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) para resolver casos de efetivação deles nas prefeituras. O parlamentar diz que só uma medida judicial resolve a questão.
 “Vamos entrar com medida judicial para garantir que os agentes de saúde e de combate a endemias tenham direito a emprego. São 60 municípios onde tem casos de não efetivação desses profissionais”.
Um deles é Barão de Melgaço, onde ele esteve reunido com trabalhadores do setor na semana passada. O deputado alerta que há 7.500 agentes de saúde onde os trabalhadores enfrentam esse tipo de problema junto às prefeituras.
Valtenir chama a atenção para o trabalho preventivo e essencial dos agentes de saúde em todo Mato Grosso. “Estamos com campanha da dengue, mas são os agentes que orientam e alertam preventivamente a população para estas e outras doenças, como hanseníase. Então, o trabalho deles é fundamental para a saúde da população”.
Em outra frente, o deputado informa ainda que deve ter reunião com a direção do Tribunal de Contas para saber qual a posição e recomendação da instituição quanto à efetivação dos profissionais.
É porque alguns prefeitos foram informados pelo tribunal de que a efetivação dos agentes é uma irregularidade. É o caso do prefeito de Campinápolis,  Altino Filho (PR), que reuniu-se neste domingo (20) com o deputado e mais 28 agentes de saúde.
“Eu sou a favor da efetivação dos agentes. Mas se não resolver essa questão com o Tribunal de Contas, vai criar empecilho para aprovar minhas contas depois”.
Segundo Valtenir, a emenda constitucional 51 e a Lei 11.350 dão direito líquido e certo aos agentes de saúde trabalharem nas prefeituras. “A lei determina a participação financeira da União no pagamento desses trabalhadores”. O deputado federal Valtenir Pereria é presidente da Frente de Apoio a Agentes de Saúde e de Combate a Endemias.

4 comentários:

  1. Oi colega Eliseu, meu nome é Andresa e sou acs da cidade de santa cruz do sul, estamos passando pelo mesmo problema com o tribunal de contas exigindo da prefeitura um concurso público até o 1° semestre deste ano,queria saber sobre a lei q efetiva os agentes comunitários desde de já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. silvana de santana28 de março de 2011 19:47

    oi eliseu sou ACE de olinda pe meu nome é Slivana
    graças a Deus fomos Efetivado desde 16/06/2008
    tou torcendo para que os colegas sejam efetivados
    e Deus toque nos coraçoes desses prefeitos para mudar essa situaçao.boa sorte.....

    ResponderExcluir
  3. Eliseu,aqui em Belém estamos passando pelo mesmo problema , que é a nossa efetivação.Já fundamos uma associação, para que possamos resolver esse problema.Toda ajuda é bem vinda.

    ResponderExcluir
  4. Vila Rica -Mt o salario do acs, tem o valor de 1 salario minimo mas devido aos descontos muitas vezez não chega a 500 reais, uma vergonha pra esse profissional que enfreta muitas dores de cabeça, tanto pelo sol e também devido aos cordenadores que vivem enchendo o saco. ah e nóis não ganhamos a insalubridade.

    ResponderExcluir

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/