Dilma diz que recebeu país em condições de dar 'salto maior ainda'
Presidente afirmou que herdou de Lula país preparado para crescer mais.
Ela lançou programa Rede Cegonha e defendeu atendimento a gestantes.
Dilma cumprimenta mulher grávida durante
cerimônia de programa voltado a gestantes
(Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)
"Tenho certeza de que nosso país está num momento muito especial. Eu recebi um país diferente [...] Recebi um país em condições para dar um salto maior ainda do que o presidente conseguiu dar, ele me legou essa herança e vou honrar essa herança", afirmou.
Em Minas Gerais, Dilma detalhou o programa Rede Cegonha, do governo federal, que prevê medidas de atenção especial a mulheres gestantes, desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê. Serão investidos R$ 9,4 milhões do Ministério da Saúde até 2014.
A presidente afirmou que investir no atendimento a gestantes e recém nascidos é essencial para garantir o fim das desigualdades sociais e para fazer do Brasil um país desenvolvido. "Temos que olhar para essa geração de bebês que estão nascendo. Eles representam a possibilidade do Brasil ser um dos países mais ricos do mundo. Não tem um lugar onde a desigualdade é mais perversa do que na área da saúde."
Ao destacar que o parto é um momento de "celebração", Dilma defendeu ambientes de internação e atendimento separados dos destinados às pessoas doentes. "Gravidez não é doença", disse.
Dilma afirmou ainda que cumprirá o compromisso assumido durante a campanha eleitoral de transformar o atendimento público de saúde em um sistema de qualidade. “Temos que transformar o SUS num ótimo e grande sistema de saúde. A esse compromisso eu não renunciarei.”
A presidente também ressaltou a importância de garantir educação de qualidade na primeira infância, através das creches públicas. "Uma creche que é um depósito de crianças é uma distorção que não podemos permitir. No atendimento na creche pode ser enfrentada a raiz da desigualdade. [...] Queremos que brasileirinhos e brasileirinhas vindos do povo sejam os cientistas de amanhã"
Rede Cegonha
Os mais de R$ 9 milhões anunciados pelo governo serão aplicados na construção de uma rede de cuidados primários à mulher e à criança que será coordenada pelo Ministério da Saúde e executada pelos estados e municípios. Entre as medidas previstas no programa está a introdução nos postos e hospitais públicos do teste rápido de gravidez.
Confirmado o resultado positivo, será garantido um mínimo de seis consultas durante o pré-natal, além de exames clínicos e laboratoriais. As grávidas terão um posto de saúde como referência, e saberão com antecedência onde farão o parto. Elas também receberão auxílio para se deslocarem até os postos de saúde para realizar o pré-natal e o parto, com vale-transporte e vale-táxi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/