MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

quarta-feira, 19 de maio de 2010

GOVERNO NÃO CEDEU E AGENTES DE SAUDE E GOVERNO NÃO CHEGAM A ACORDO DO PISO SALARIAL

Relatora quer negociar proposta que atenda aos agentes, mas que o governo possa pagar. Piso em discussão é de R$ 1.020.

Leonardo Prado
Agentes de saúde acompanharam o debate na Câmara. 
Governo e agentes de saúde divergiram nesta terça-feira (18) sobre a regulamentação do piso salarial da categoria. Enquanto o governo está preocupado com a capacidade do Estado de arcar com o piso de R$ 1.020, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias reivindicam a regulamentação desse direito, já garantido pela Emenda Constitucional 63. A discussão foi promovida pela comissão especial criada para analisar o assunto.
A relatora da comissão, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), busca um ponto de equilíbrio. Para ela, o governo não é contra a proposta e está ciente da importância desses profissionais para a melhoria da saúde pública no Brasil. A parlamentar afirma que é preciso negociar para se chegar a uma proposta que atenda às aspirações da categoria e tenha condições de ser aprovada.
"O piso já existe. É uma verdade. Essa Casa aprovou por unanimidade o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. O que nós vamos fazer agora é regulamentar o piso".
Carreira única
Outro ponto a ser definido é o plano de carreira desses agentes. O Ministério da Saúde defende a criação de um plano de carreira para todos os trabalhadores da saúde e não de um plano para cada categoria.
"Se somado cada plano, cada carreira e cada piso que cada categoria está requerendo, nós vamos precisar de vários orçamentos do SUS só para contemplá-los. Então vamos ver o que está sendo pedido e vamos buscar uma negociação coletiva", explicou a representante do Ministério da Saúde Maria Helena Machado.
A assessora jurídica da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Elane Alves, no entanto, defende que o governo repense seu posicionamento. Ela ressalta que os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias são os únicos exclusivos do SUS. "Ele nasce dentro do SUS e não tem outro mercado de trabalho para ele.”
Elane Alves lembra que 115 milhões de pessoas no Brasil recebem o atendimento direto e diário desses profissionais. “Essas duas categorias nasceram com o Sistema Único de Saúde. Sustentaram esse sistema nos seus piores momentos, na sua criação. Tudo isso eu acredito que na mesa de negociação vai pesar a favor dos trabalhadores".
Constitucionalidade
Segundo o deputado João Campos (PSDB-GO), no entanto, os projetos em discussão na Câmara são inconstitucionais porque tratam de assunto reservado à iniciativa do Executivo. "O projeto tem que ser de iniciativa do presidente da República. Se o presidente Lula não mandar o projeto, será em vão todo o trabalho aqui.”
Reportagem - Verônica Lima / Rádio Câmara
Edição - Natalia Doederlein

9 comentários:

  1. ola meu amigo Eliseu, meu nome e Anderson, venho aqui para te agradecer por tudo o que voce fez por nos, se tem alguem que merece uma medalha de bravura esse algue e voce, parabens! meu caro qual e o proximo passo agora pelo q vi o governo ta tirando seu time de campo! no mais um grande abraco e fique nas bencaos de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Claudia Thaysa - Picuí/PB19 de maio de 2010 às 07:10

    Caros companheiros NENHUM OBSTÁCULO é grande demais quando CONFIAMOS em DEUS!!!!!!!!!!
    Vamos crêr q agindo Ele quem não fará? NINGUÉM!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. meu caro colega eliseu, quero saber de vc quais serao os proximos passos em relaçam a pec?q atitudes deveram ser tomadas agora, sendo q o governo nao esta querendo regulamentar nosso piso salarial? desde ja agrade ço a resposta e a atençao? tiago monte carmelo

    ResponderExcluir
  4. Meu caro amigo Eliseu eu sou Gilmar Perim presidente do SINSEMI sindicato dos servidores municipais de itaquirai, temos acs que fazem parte deste sindicato queria mais informações sobre está sua luta p/ podermos tbem ajudar meu msn e gilmarperim@hotmail.com por fvor entre em contato comigo tel 067 9906-5356 obrigado e boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. COLEGAS, ACE E ACS DO BRASIL: INFELIZMENTE NÃO HAVERÁ APROVAÇÃO DO NOSSO "PISO SALARIAL". O "GOVERNO LULA" QUE NOS ÚLTIMOS SEIS ANOS 'GASTOU' "SEIS BILHÕES" EM 'PROPAGANDA'.... O "GOVERNO LULA" QUE DEU 10 BILHÕES AO "FMI"...... DIZ QUE NÃO HÁ RECURSOS. OS DEPUTADOS E SENADORES SABEM DISSO; MAS COMO ESTAMOS EM ANO DE ELEIÇÕES..... ESTÃO SIMPLESMENTE 'ILUDINDO' E SE APROVEITANDO DA FALTA DE INFORMAÇÃO DE ALGUNS ACE E ACS. EM 2010 SEJA CONCIENTE................................ DIGA "NÃO" A LULA.

    ResponderExcluir
  6. WAGNER CARO ELISEU É VERDADE O projeto tem que ser de iniciativa do presidente da República. Se o presidente Lula não mandar o projeto, será em vão todo o trabalho.ESPERO SUA RESPOSTA wagnerwcas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olha ELISEU EU ESTAVA LÁ O TEMPO TODO,EU ACHO Q TEMOS SIM MUITO APOIO MAS SÓ ISSO NÁO BASTA,PRESISAMOS DE VONTADE DE QUEM PODE,ENTÃO TEMOS Q NOS UNIR MAIS AINDA E BOTAR PRESSÃO MAS É MUITA PRESSÃO SÓ ASSIM A COISA ANDA,O Q VC ACHA?AH E DE NOVO Ñ VI VC LÁ,MAS EU AINDA ESPERO TE CONHECER,BJO BOA NOITE.MARINALVA,GOIAS

    ResponderExcluir
  8. PARA O ANÔNIMO DA FOTO!
    JÁ NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE TE VEJO POR AKI. E SEMPRE SEUS COMENTARIOS SÃO PRA FALAR MAL DO PRESIDENTE LULA. ESTOU ACHANDO QUE VC NÃO É UM DE NÓS, POR QUE SE FOSSE NÃO OUSARIA FAZER TAIS COMENTARIOS. SOU ACE HÁ 9 ANOS , NÃO ESQUEÇO OS MAUS BUCADOS QUE PASSEI, ONDE NÃO ERAMOS RECONHECIDO COMO PROFISSIONAIS, ENFIM NÃO ERAMOS NADA, TANTO PARA OS GOVERNANTES COMO PRA SOCIEDADE. HOJE SOMOS PARABENIZADOS POR TODOS, E ISSO SÓ ACONTECEU NO GOVERNO ATUAL. PÕE A MÃO NA CONCIENCIA NÃO FAÇA COMENTARIOS INJUSTOS E NEM PENSAMENTOS NEGATIVOS.TENHO CERTEZA QUE VAMOS CONSEGUIR, MAS CASO ISSO NÃO VENHA ACONTECER , VOU CONTINUAR DIZENDO SIM AO LULA. E DILMA PRESIDENTE.

    ResponderExcluir
  9. Querideos colegas: Anderson, Claudia Thaysa, Thiago, Gimar, Antonio, Marinalva, Wagner e Romilda, a todos voces segue o meu cordeal abraço!
    Colegas, é certo que alguns colegas se mostra exaltado quanto a seus e nossos interesses e outros que são maleaves, o que quero aquí dizer é que se a vezes somos muito direto no queremos qcamos deixando alguem com o pé atras, é como se nós tivessemos pedindo pra Deus resolver algo e quando ele ta quase resolvemos metemos os pés pelas mãos e complicamos tudo e a aí vem uma outra longa luta e espera logo o que tem escrito abaixo proximo ao quadro de postagem vale para momentos como esse,: Sejamos comedidos no que vamos falar!
    Colegas, o proximo passo vem sempre depois do último e sabemos que o ultimo passo foi a audiencia pública e a ida a casa civil devemos aguardar até terça feira 25/05 onde ficou agendado mais uma reunião da comissão especial e segundo informações dia 27/05 mim parece terá uma outra reunião com a casa civil e nesse momento cautela e canja de galinha não faz ajuda os que lá estão a lutarem por nossa causa!
    Voces podem até pensar assim, mais o Eliseu usa dois peso e duas medidas! Não colegas, não uso, o que eu uso TRATAMENTO DE CHOQUE que fuciona assim: Ex.: Quando digo que a conacs estar meio parada e os diregentes que lá se encontra se manifesta e dizem: VAMOS MOSTRAR PRA ESSES QUE NÓS SOMOS DE LUTA E ESTAMOS LUTANDO! É simplemente pra mante-los vivos e com a auto-estima lá encima, pq muitos de nós não imagina o que é durmí no chão passar fome, passar cede, ouví não aquí, nao alí,cara feia de um, cara feia de outro e assim mante-los firmes entende. Mais ofender, tipo magoar não pois é uma equipe bem estruturada e sabe o que deve fazer! Devemos sempre estar com fé que tudo darar certo!.

    ResponderExcluir

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/