MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

sábado, 6 de novembro de 2010

TITULO DA MATERIA ORIGINAL DIZ CONCURSO MAIS A LEI JA DIZ SELEÇÃO PÚBLICA!

05/11/10 00:35

Concurso público para agentes comunitários pode se tornar obrigatório

Já aprovadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em abril, as mudanças na contratação de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias serão debatidas, agora, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Os dois projetos de lei do Senado que tratam do assunto receberam voto favorável, na forma de substitutivo da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e estão prontos para ser votados em decisão terminativas pelo CAS
O conteúdo do substitutivo de Rosalba é idêntico ao elaborado pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) e já aprovado pela CCJ. A relatora na CAS fez apenas ajustes na redação do texto. As alterações ocorrem na Lei 11.350/06, que regulamenta as atividades das duas categorias.
O objetivo da proposta é ajustar a Lei 11.350/06 às recomendações da Emenda Constitucional 51/06, que determina a realização de processo seletivo público para a contratação de agentes de saúde e de combate às endemias. O que se pretende é dispensar os profissionais admitidos antes da promulgação da EC 51, mas que passaram por algum tipo de seleção pública, de se submeterem a novo processo seletivo.
As novas regras deverão ser seguidas para contratação desses agentes pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Concurso
Quando as mudanças nas regras começarem a valer, os gestores do SUS e da Funasa terão 60 dias para atestar quem está ou não com a situação regularizada. Se comprovada a contratação de agentes de saúde e de combate às endemias sem concurso público, a administração pública será obrigada a realizar processo seletivo no prazo de 120 dias. Depois desse prazo, serão efetivados os aprovados e aqueles agentes contratados nos termos da EC 51 que não precisaram ser submetidos à nova seleção pública.
Além disso, os projetos vinculam os agentes de saúde e de combate às endemias ao regime jurídico do ente federado que os admitirem. Atualmente, eles são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) salvo se lei local dispuser orientação contrária.
Na avaliação de Rosalba, essas medidas fortalecem a atuação desses profissionais ao aperfeiçoar suas relações de trabalho com o SUS e a Funasa. Enquanto os agentes de saúde priorizam as ações preventivas nos cuidados com a saúde da população, a relatora na CAS explica que os agentes de combate às endemias respondem pelas ações de prevenção e controle de doenças, como a dengue, febre amarela e malária.
Assim como Lúcia Vânia, Rosalba defende a aprovação do PLS 48/07, de autoria do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO). Ela aproveita também muitas sugestões do PLS 323/09, do senador Gilvam Borges (PMDB-AP), considerado prejudicado por ser mais recente.
Se o substitutivo for aprovado, a proposta será submetida a turno suplementar de votação na comissão. E seguirá direto para a Câmara dos Deputados se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado.

por Agência Senado

6 comentários:

  1. BOA TARDE ELIZEU, TD BEM. O TÍTULO DESSA MATÉRIA, PARECE QUE TEM ALGO ERRADO. E AS NOVIDADES?? KD RUTH BRILHANTE, KD A 'CONACS', PARECE QUE SUMIU!!! TOMOU 'DORIL'????

    ResponderExcluir
  2. elizeu oque isso quer dizer na verdade eu estou dentro da lei 11350/06 oque vai acontecer comigo e meus copanheiros?

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE ELISEU GOSTARIA DE SABER SE VC TEM ALGUMA NOTICIA COM RELAÇAO A NOSSO PISO SALARIAL COMO ESTA AS MOVIMENTAÇÕES.
    AGUADO RESPOSTA.AGRADEÇO ATENCIOSAMENTE

    ResponderExcluir
  4. ELIZEU SEI QUER VOÇE SEMPRE NOIS AJUDA A ESTA ENFORMADO ! MAIS SOBRE O PISO SALARIO ACABARAM COM A LUTA PELO NOSSO PISO SALARIAL? VOÇE SABER DE ALGUMA NOVIDADES?RESPONDA POR GENTILEZA .NENHUMA MOBILIZAÇAO A VISTA NEM LONGO PRAZO NEM UM LUZ NO FINAL DO TUNEO..CAMPINA GRANDE PARAIBA

    ResponderExcluir
  5. ELIZEU SEI QUER VOÇE SEMPRE NOIS AJUDA A ESTA ENFORMADO ! MAIS SOBRE O PISO SALARIO ACABARAM COM A LUTA PELO NOSSO PISO SALARIAL? VOÇE SABER DE ALGUMA NOVIDADES?RESPONDA POR GENTILEZA .NENHUMA MOBILIZAÇAO A VISTA NEM LONGO PRAZO NEM UM LUZ NO FINAL DO TUNEO..CAMPINA GRANDE PARAIBA...

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber si nós ACS que somos efetivos através do proscesso seletivo, e temos termo de posse aprovado pelo o poder legislativo e o poder executivo se for obrigado fazer concurso , si nós que temos tudo isso enecessarario fazer também o concurso?

    ResponderExcluir

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/