MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

quinta-feira, 19 de março de 2009

ACS e INSALUBRIDADE É DIREITO É LEI!.

Câmara municipal da vitoria na pessoa do vice presidente André Saulo, envia para o prefeito do município um pedido no sentido de atender a reivindicação dos AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE SAÚDE AMBIENTAL, o pagamento de insalubridade e mais um reajuste de 12% referente ao aumento do salário mínimo.


Aguardo maiores informações.

91 comentários:

  1. Preciso que vc me retire uma dúvida, sou agente de saúde de uma certa comunidade, quando fiz o concurso estava morando de aluguel com contrato e tudo. Já tenho 6 meses que fui nomeada, mas meu marido ficou desempregado e eu tive que voltar pra casa dos meus pais, mas fica próximo ao PSF que trabalho. Gostaria de saber há quantos km de distância pode ter a área de abrangência e aonde eu encontro isso na lei. Obrigada. Por favor peço urgência,se possível me responda até pelo e-mail: gabynutricao@msn.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá sou Acs há pouco tempo e quando fiz o concurso morava no bairro da Unidade, mas agora (6 meses) meu marido ficou desempregado e eu tive que voltar para a casa dos meus pais, porém o bairro que ele mora é diferente mas fica próximo. Gostaria de saber há quantos Km de distância posso ficar da área de abrangência e aonde eu encontro isso na lei, por favor me responda com urgência, não quero perder o meu emprego.
    Se possível responda tb pelo e-mail: gabynutricao@msn.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriela Mendes, em primeiro lugar obrigado por acessar esse blog que é nosso!. Bom estimada colega, não estou com documentos em mãos, mais até onde lembro sobre area de abrangencia vc pode morar até (1 KM)UM KILOMETRO DE DISTANCIA, veja bem: Não 1 KM do PSF é da onde inicia a area de abrangencia de seu PSF. EX.: vc mora no jd. floresta, e seu PSF fica em jd. formigas que é ao lado vc pega um moto taxi e pede para ele marcar quantos metros da de sua casa até a unidade. Mais estarei ti enviando por e-mail e publicarei no blog.

    Abraços volte sempre!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode morar na area de abrangencia de outro centro de saude?

      Excluir
  4. ola trabalho em angra dos reis e gostaria de saber qt o acs esta ganhando ai , pra ter uma ideia do nosso salario aq, pois estamos ganhando um salario minimo, que é muito pouco. isso é uma vergonha pelo tanto que tgrabalhamos e fazemos funçoes ate que nao ´´e nossa e ganhar tao pouco. grata!!

    ResponderExcluir
  5. oi Eliseu meu nome e maria rosa luto pelo salaro e pela insalubridade , gostaria de dizer a vc que coloco vc todos os dias nas minhas oraçoes peço que Deus te abençoi...me mande noticias informaçoes por favor

    ResponderExcluir
  6. oi Eliseu sou ACS em Abaeté e gostaria de tirar uma duvida com vc.Passei num processo seletivo a um ano gostaria de saber se posso ser mandada embora do meu trabalho quando trocar de prefeito e caso tenha novo processo seletivo sou obrigada a fazer para não perder meu trabalho .POr favor mim responda desde de já agradeço

    ResponderExcluir
  7. acs de Abaeté deseja saber se pode ser mandada embora depois de um processo seletivo .E se tiver outro processo sou obrigada a fazer para não perder o meu emprego .Desde já agradeço por favor mim mande resposta .

    ResponderExcluir
  8. Olá me chamo Elen e estou com o mesmo problema da colega aí,eu morava perto do posto aonde trabalho,mas com o tempo tive que me mudar pois meus pais nao ma mi lá eu continuo com a cas propria na micro area, masditancia nõ chega nem 300 dentro do proprio bairro aonde trabalho,ou seja nao sair da area,mas a questão e que els qquerem me tirar dolocal aonde trabalho e colocar em outro,ou seja vão deslocar,masstou protestando,poi els dizem que area não é obairro e sim aonde a unidade cobre por equipe,gtri de saber mai sobre isto,pois oque entendo de geografia area o local por qudrado é uma regiao e fica complicado,pois stou morando de aluguel e daquia pouco vou t que me mudar p/ outra rua ,é claro dentro do msmo bairro aonde trabalho....por favor me ajude...desde ja agradeço.(meu e-mail é lise_mila@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  9. acs de ipiaçu desejo saber quais os meus direitos ja que todos que fizeram um processo celetivo no começo do ano foram mandados embora e em nossos lugares colocaram outras pessoas que não passaram na prova .me responda o mais rapido possivel.souto_renata@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. gostaria de sabe qual e a numero dessa lei?e se vale para todo o Brasil.
    grato desde ja

    ResponderExcluir
  11. Eu sou acs em Adamantina/SP,gostaria de saber quais são os nossos direitos em questão da insalubridade,pois vemos que em várias cidades se paga a insalubridade,casos até que foi ganho na justiça,nós aqui não recebemos,dizem que estão vendo,mas é só enrolação,gostaria que vc me mandasse por email o que vc sabe sobre essa lei e o que vc acha que a gente deve fazer,em outras palavras,até a onde a gente pode ir,um grande abraço desde já agradeço.Meu email é janamssb@hotmail.com.aguardo retorno e agradeço.

    ResponderExcluir
  12. Colega de Adamantina, a insalubridade é paga pelos municipios com arrecadação "propria" não oriunda do gov. federal ou seja o salario é de 651.00 e a insalubridade é paga por fora sem desconto da previdencia, logo como categoria insalubre e se seu gestor é intranzigente o caminho da negociação não tem dado certo só á um caminho em uma sociedade livre e democratica como a nossa o meio judicial é o caminho!

    ResponderExcluir
  13. aqui onde moro e trabalho de acs não nos pagam a insalubridade,o advogado da prefeitura diz que não temos direito a insalubridade,o que poderemos fazer,para isso mudar?
    um grande abraço, Daiana caparaó minas gerais

    ResponderExcluir
  14. olá Eliseu gostaria que me enviasse o numero da lei que dá direito a insalubridade para os acs. se possivel me mande pelo meu e-mail que é daiananunes28@hotmail.com
    estarei aguardando sua resposta, dese já agradeço a sua compreensão.
    Daiana

    ResponderExcluir
  15. olá sou acs a 09 anos aqui em sp capital e gostaria de saber se com a aprovação da pec se nos poderemos mudar de bairro, afinal nao tenho condições de pagar o aluguel e terei que morar com meus pais em outro bairro de sp.

    ResponderExcluir
  16. Ola sou ACS no Interior do Espirito santo e gostaria muito que me esclarecesse alguma duvidade. aki diseram que não receberiamos insalubridade, pois as horas que passamos na unidade de saúde não nós permite receber a insalubridade, mas creio que é enrolação pois as cidades vizinha recebem o beneficio. Como consigo as leis que atestam que devemos receber o benefio? onde encontro essas leis? daianece@gmail.com , obrigada pela atencão espero a resposta...

    ResponderExcluir
  17. oi, adorei esse blog e sempre estou lendo novidades e comentários e estou precizando no momento de algum documento que descreve algo sobre: area de abrangencia que o acs pode morar até (1 KM)UM KILOMETRO DE DISTANCIA?
    Parabéns pelo blog, é ótimo.

    se poder por favor mande para meu email é:
    janeeadailton@hotmail.com


    obrigada

    ResponderExcluir
  18. sou acs em oliveira MG a 6 anos e agora vai ter uma prova seletiva preciso fazer
    obrigada

    ResponderExcluir
  19. Olá!!

    Ao fazer o concurso em 2008 para ACS em BH, eu não morava na área de abrangencia do posto de saúde.Mas ao sair o resultado eu fui selecionada e me chamaram para trabalhar.Imediatamente eu me mudei para a área de abrangência.Gostaria de saber se há algum erro cometido por mim.POsso ser destituida do cargo, por no momento da inscrição do concurso e da prova morar em outro bairro?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  20. OLA, TUDO BEM? GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO: MINHA MÃE E ACS E EU MORO COM ELA, E A AREA QUE FAZ LIMITE COM A DELA ESTA DESCOBERTA, MESMO EU MORANDO COM ELA POSSO FAZER O CONCURSO? SENDO QUE O LIMITE DA AREA E A RUA, EU MORO DE UM LADO QUE A MINHA MAE É AGENTE E O OUTRO DA RUA E A AREA DESCOBERTA. PESSO COM URGENCIA UMA RESPOSTA! DESDE JÁ AGRADEÇO. BJS MEU EMAIL helia_araujo18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Fiz um concurso há um ano e no meu bairro só tinha uma vaga, passei em 2°, sendo que a 1° colocada nem do município era. Logo depois do resultado que ela veio alugar uma casa para obter um comprovante de residência para apresentar no dia da posse, mas mesmo assim não está morando. Já fiz de tudo, peguei assinatura dos moradores da localidade que não a conhecem e a comissão do concurso esteve aqui no meu bairro e constatou o mesmo, só que nada fizeram. Será que eu ainda tenho chances de entrar?E o que devo fazer para reverter essa situação, já que a lei está do meu lado?

    ResponderExcluir
  22. Ola Eliseu, estou com uma duvida. Sou de caxambu-mg, e sou ACS, quando a insalubridade foi aprovada, achamos que todos os funcionarios da prefeitura receberiam, mas isso nao aconteceu. Todos os funcionarios da prefeitura receberam, menos os 30 agentes da cidade, disseram q nós nao tinhamos direito. Nòs corremos riscos, lidamos com tuberculos, aideticos...ate os faxineiros receberam( nao querendo menosprezar a profissao), e nos continuamos com nosso salario minimo. O que podemos fazer? Gostariamos de saber q direito temos. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  23. 15 de abril 2010. somos agentes comunitarios a 10 anos fizemos seleçao publica naquela epoca...e agora ezoneram nos e dizem q temos q fazer concurço publico ....a lei de feveriro 2006 ampara nos ou nao .

    ResponderExcluir
  24. ola gostaria de saber melhor sobre este documento que da o direito do acs mora 1km da area de abrangencia.mande respostas rapido no seu blog pois existe muitas colegas precisando saber.obrigado.

    ResponderExcluir
  25. boa tarde se descubrirem que o acs nao mora mais na area de abrangencia, mas mora perto porem pertence a outra unidade de saude e nao a que ele trabalha, tem como o acs recorrer pois tem o direito de ir e vim saude lazer e moradia muito obrigado espero respostas no seu blog.

    ResponderExcluir
  26. COLEGA, ESSE DECRETO É DESSE MES DE ABRIL E ESTAR NO BLOG MAIS POSSO TI DIZER QUE HJ JÁ EH POSSIVEL NAO APENAS MORRAR NO BAIRRO VISINHO MAIS MORAR EM QUALQUER BAIRRO!
    ***

    O Congresso Nacional decreta:
    Art. 1º O Art. 2º da Lei nº 11.350, de 5 de

    “Art. 6º Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias deverão preencher os seguintes requisitos para o exercício de suas atividades:
    I – residir na área da municipalidade em que atuar, desde a data da publicação do Edital de Processo seletivo público;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode morar em qualquer bairro? nao precisa estar na mesma areas?

      Excluir
    2. pode morar em qualquer area da cidade? so nao pode morar em outra cidade? é isso?

      Excluir
    3. já foi aprovado este decreto?

      Excluir
  27. Boa Tarde!Li sobre o artigo,que diz:Sobre o agente saude reside na municipalidade,aqui em cg ms no edital disse:que tem residir na area q que assumira o cargo,eu tive os mesmo problemas das nossas colegas,como fazer valer essa lei federal!E como o municipio fere as lei federal se que entendi bem !

    ResponderExcluir
  28. estou com mesmo problema da colega ai.Quando me chamaram para trabalhar morava na area agora moro no bairro vizinho que é perto.Mas tenho medo deles descubrirem e eu perder o emprego pois existe muitas pessoas maldosas que querem nos prejudicar denunciando a gente. Conheço alguns colegas q estão na mesma situação e gostariamos de saber como fazer para acabar com este pesadelo de ficar escondendo uma coisas q é o cumulo do absurdo. obrigado nos der uma luz .

    ResponderExcluir
  29. bom dia sou de bh e tenho tambem o direito de morar em qualquer lugar ja q sou acs e na lei diz que tenho q morar na area de abrangencia me explique melhor pois não consigo entender q lei doida e essa q proibe nos de morar em outro bairro.

    ResponderExcluir
  30. desculpe a ignorancia mas nao sei mexer direito no computador e peço melhores informacoes sobre este decreto ele foi alterado e vale para todos? explique melhor e se tiver modificado porque quando abrimos a lei 11.350 ainda consta : mora na comunidade em que atua. obrigado esperamos respostas.

    ResponderExcluir
  31. boa tarde preciso de melhores informacoes sobre o projeto do acs poder morar fora da area de abrangencia ja estar valendo me explique por favor espero resposta e vale para todos ou o municipio que define pois sou de bh. obrigado

    ResponderExcluir
  32. a alguma possibilidade de ja valer a lei da moradia na area do municipio por favor nos responda estas duvidas.

    ResponderExcluir
  33. tem muitas perguntas interessantes porque nao nos esclarece todas nos ajude a entender melhor os nossos direitos

    ResponderExcluir
  34. boa tarde ja foi aprovado a lei que permite o acs morar no municipio obrigado

    ResponderExcluir
  35. boa tarde eliseu fiquei sabendo que a projeto de lei 7056 que garante moradia na municipalidade e o salario 1020,00 e so para o seu estado e verdade sou mg. nao acredito pois imagino que a lei seja nacional e que vale para todos assim espero obrigado mande respostas no seu blog somos acs.

    ResponderExcluir
  36. COLEGA ANONIMO DE MG, TUDO QUE SE DECIDE EM BRALIA É NACIONAL, TUDO
    SALARIO CARGA HORARIA E ETC..., NO CASO DE MINHA CARGA HORARIA EH UMA LEI LOCAL, MAIS COM APOIO DE UMA LEI FEDERAL. O DECRETO DE 05 DE OUTUBRO DE 2006 QUE FALA DA MUNICIPALIDADE É PRA TODO PAIS, NO DEIXE QUE ENROLEM VOCES. DECRETO FEDERAL.

    ResponderExcluir
  37. MEU NOME É VIVIANE E GOSTARIA DE ESCLARECER UMA DÚVIDA,QUANDO EU FIZ O CONCURSO PÍBLICO ESTAVA MORANDO COM MINHA MÃE E NA ÁREA DE ABRÂNGENCIA DO PSF, PORÉM AGORA TEREI QUE MUDAR DE CASA ONDE NÃO É A ÁREA DE ABRANGÊNCIA , GOSTARIA DE SABER SE QUANDO EU MUDAR DE ENDEREÇO ELES IRÃO ME MANDAR EMBORA ESTOU DESESPERADA ME MANDE UM EMAIL COM A RESPOSTA. E SE EXISTE UMA LEI PARA ISTO ME DIGA POR FAVOR. AGUARDO SUA RESPOSTA O MAIS BREVE POSSÍVEL EMAIL VIVIVIEIRA09@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  38. OI COLEGA!!
    É um prazer acessar seu blog
    querido gostaria de saber como é feita a troca de area entre acs,sou de um PSF, e moro na area do PACS, e a colega mora na area q eu atuo. por favor me diz o q fazer para efetuar essa troca
    obrigada
    DORA MATOS, ACS DE ESPLANADA-BA
    SIPA.MATOS@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  39. boa tarde projeto de lei 7056 que altera lei 11350 sobre o salario moradia curso tecnico e insalubridade ja foi aprovado ?

    ResponderExcluir
  40. Ola Elizeu... somos agentes de combate a endemias em Sc, e aqui no nosso municipio não ganhamos insalubridade.Gostaria de saber se vc tem algum material sobre o assunto ou alguma copia de laudo de insalubridade para os agentes.
    Vc pode enviar para josedonisetekepp@gmail.com
    Valeu estamos aguardando

    ResponderExcluir
  41. Colega Keep, se vc colocar no seu navegador algo do tipo: INSALUBRIDADE PARA ACS acredito que terá bastante informação!.

    ResponderExcluir
  42. onde recorrer para exigir o pagamento de auxilio alimentação e insalubridade?

    ResponderExcluir
  43. nao moro mais na area de abrangencia do centro saude onde trabalho e tenho muito medo que eles descubram, mas no meu posto nao e so eu tem mais 4 meninas.como somos 5 que moram fora da area abrangencia mas porem e perto se chegarem a descubrir sera que mandam todas embora tem umas que ja tem 2 anos que moram fora mas porem e muito perto cerca de 1km fora da area. e na regiao como fazemos muito cursos de qualificacao ficamos sabendo de muitas que se encontram na mesma situaçao. quando sera que esta lei para morar no municipio vai ser aprovada he? deus aBENCOE PARA SER LONGO. SOMOS MG

    ResponderExcluir
  44. Auxilio alimentação não sei te dizer,deve ser articulação como municipio!
    =======================================

    Colega, esse vai ser um risco que vc vai ter que correr pois a lei diz que deve morar na area de abrangencia, tem um decreto que diz que pode morar na area de abrangencia do municipio, mais nada concreto. Eu moro fora da area de minha unidade mais é perto se for o caso alugo um quartinho lá e digo que é meu enderço pago uns 50.00 e chau pro loro rsrsrsrrs.

    boa sorte.

    ResponderExcluir
  45. oi meu nome é rose.eu passei no ultimo concurso de agente de endemias de bh e nao fui chamada vc pode me responder em que estado que esta este concurso obrigado

    ResponderExcluir
  46. eu sou da bahia e quero saber se posso mudar de area porem no mesmo bairro?

    ResponderExcluir
  47. sou de mg e fiquei sabendo que o psf vai acabar sera que é verdade? assim vai acabar com os acs e outros profissionais que fazem parte do psf?

    ResponderExcluir
  48. COLEGA ELISEU TRABALHO A 6 ANOS COMO ACS MORO NA AREA DE ABLANGENCIA, MAS ESTOU QUERENDO MUDAR DE CASA MAS E FORA DA AREA ABLANG. SE TEM ALGUMA LEI QUE POSSA GARANTIR MEU EMPREGO POR FAVOR ME MANDE. GRATA DEIA_VIDOTI@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  49. Olá! Trabalho como acs há 9 anos em Bh, gostaria de saber se posso ser mandada embora por morar fora da área de abrangência? pois pago aluguel e não tenho condições de morar na minha área por ser um bairro mais nobre.mas é bairro próximo.Desde já agradeço e aguardo retorno por email.
    nathygf11@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. bom dia aqui em bh estamos preocupados pois estao falando que as metas a serem compridas sao impossiveis sendo assim vao acabar com psf e nos vamos ser mandadas embora e verdade vcs sabem de alguma coisa nos ajude sou acs.

    ResponderExcluir
  51. oi amigas acs tambem escutei que o psf vai acabar e que nos vamos ser mandadas embora sou de bh.mas este boato nao esta claro sabem muito pouco sobre o assunto.mas e o investimento que esta fazendo como os cursos profissionalizantes para acs e eles estao dando entao nao acredito que isto seja verdade.

    ResponderExcluir
  52. Ola Eliseu boa noite !!! Esta vendo sobre morar na área de abrangência da ESF e no art. 6º da lei nº 11.350...Diz que o acs tem que morar na área da comunidade que atuar...Nesse caso a comunidade ele esta se referindo ao bairro ou ao município.Não consegui entender

    ResponderExcluir
  53. Colega, EU moro na area de uma outra unidade e a secretaria de saude nunk me questionou, fika a 10 minuto da divisão da area, não sí eu como varios colegas. Tambem posso afirmar que vc deve morar dentro da area de abrangencia de sua unidade de saude. Qto a morar na municipalidade é valido para os ACE quanto a nós ACS existem um documento q diz q deve morar na municiipalidade, mais nada é definitivo ainda.

    ResponderExcluir
  54. Boa noite passei no concurso público de 2011, fui chamada, porem me colocaram para uma unidade longe do meu bairro, tenho que pegar 2 onibus pagando assim 4 passagens do meu bolso e ainda me colocaram num bairro de risco onde infelizmente a muita bandidagem. Estou com muito medo, mas ñ gostaria de decistir da minha vaga. Eles alegam que ñ tem vaga disponivel no meu bairro. Gostaria de saber se a lei me garante trabalho no meu bairro? O que devo fazer?? Entrar no procom? Aguardo resp. com urgencia. Obrigado

    ResponderExcluir
  55. Caro Eliseu, acho boa a iniciativa de ter um blog para ACS. Sou ACS em Aracruz e lutamos para conquistar o aditivo de insalubridade,mas tá dificil,ja entramos com recurso junto ao sindicato,de forma individual,mas ainda não conseguimos.Por favor exponha leis/artigos que afirme nosso direito ao aditivo,uma vez que o ultimo pedido foi indeferido por não estarmos expostos a riscos ambientais...acredita?

    ResponderExcluir
  56. olá Elizeu estou com um problema fiz o concurso e fui aprovada moro na área, mas não na micro área.
    corro risco de não assumir meu emprego?

    ResponderExcluir
  57. Olá sou ACS do interior de Sao Paulo, e o psf onde trabalho vai acabar, e virar unidade básica de saude, o que pode acontecer comigo, posso ser demitida?:??

    aguardo resposta aqui no blog mesmo

    ResponderExcluir
  58. sou acs de Recife,há 11 anos moro de aluguel e construi uma casa que fica numa rua que é divisa com outro município.corro o risco de ser exonerada ou posso ser tranferida pra outra usf de recife que cobre uma parte da rua que vou morar.tenho urgencia dessa respostas.obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor Eliseu me responda logo,pois estou aflita e preocupada,pois tô pagando faculdade e ñ tenho condições da pagar aluguel.ass acs Recife

      Excluir
  59. oi eliseu meu nome andrezinho acs de cafarnaum bahia, mim tira uma duvida por favor, eu sou precadidato a vereador da minha cidade estou em estado prebatorio eu corro risco de perder meu emprego, pois tenho que mim afastar tres mes do trabalho. por favor mim responda si porssivel for.

    ResponderExcluir
  60. colegas de trabalho se mudaram para outros bairros, saindo do bairros onde trabalham, como isso é possivel?

    ResponderExcluir
  61. sou de recife, moro em uma casa alugada, e passei no concurso aqui do municipio, passei para o bairro da minha familia, que sao do bairro vizinho, mas tenho comprovantes de cartao e contas que comprovam que moro na comunidade da minha familia, teria algum problema ?

    ResponderExcluir
  62. Olá amigo Eliseu!Por favor se possível me tire uma dúvida: No meu município já estou cansada de ouvir agentes comunitários dizerem que o aumento de salário só é amparado para os Ag.Comunitários, que só eles têm portaria que assegure. Já nós, Ag.de Endemias só recebemos por que o prefeito quis pagar, sendo assim pode ser retirado. Isso é verdade, ou existe uma portaria? Se houver qual?

    ResponderExcluir
  63. Olá companheiro Eliseu!! Estou passando por um tormento,fiz um processo seletivo para uma determinada área e micro área passei,só q mudei dessa área e micro área,mais na área q eu mim mudei não passou nenhum acs será q eu posso mim ocupar dessa área sem perder meus direitos??????Por favor mim responda é urgente dependo de sua resposta para enfim tentar conseguir meu emprego ou desistir de vez. Desde de já agradeço caro colega!!!

    ResponderExcluir
  64. Estimada(o) colega, sua situação é um pouco complicada e você deveria primeiro assumir sua vaga e depois mudar. Ai sim após assumir ver a possibilidade de negociar com o gestor a possibilidade de cobrir esta area a qual você mora. Infelizmente vocêprecipitou em mudar por nescessidade ou por não avaliar essa perda, sei apenas que você corre o risco de seu suplente ou sua suplente dizer que você ai não mora mais e ficar com a vaga. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  65. Olá Eliseu,gostaria que vc,se puder me esclareça uma dúvida.Fiz seletivo pra uma determinada equipe,por questões politicas fiquei como 1ª suplente,sendo que surgiu uma vaga aqui na minha área pra outra equipe e a ACS que saiu,não tinha mais suplente,pois tinha 14 anos de ACS.Sendo assim,eu como 1ª suplente zona urbana posso assumir?Estou na justiça desde agosto pra poder ser nomeada.aguardo o quanto antes.obrigada!

    ResponderExcluir
  66. boa tarde caro colega eliseu estou em uma situaçao muito dificil, sou efetiva como acs a 7 anos ja trabalho na area tbm a 7anos ;mas agora mudou o prefeito da cidade gostaria de saber se le pode me mudar de area gosto muito das pessoas e ja conheço bem o problema da comunidade tem alguma lei q me proteja.presiso dessa resposta rapido desde de ja obg.

    ResponderExcluir
  67. ola companheiro Elizeu, gostaria de tira algumas duvidas com vc, sou concursado 5 anos, mas a 8 meses fui morar em em uma area descoberta,gostaria de saber se o meu gestor pode me transferir da area onde sou lotado, para essa area descoberta

    ResponderExcluir
  68. Fiquei sabendo q o projeto de lei 352 do senado deve ser votado este ano, permitindo que o acs possa morar em qualquer parte do municipio.

    ResponderExcluir
  69. OLA ELIZEU ,PODE ME AJUDAR A TIRAR DUVIDAS,ESTOU GESTANTE E NAO CONSIGO FAZER MINHA AREA COMO AS OUTRAS FAZEM, E COM A TROCA DO PREFEITO QUE FUI CONTRA ,FIZERAM ATE ABAIXO ASSINADO PARA EU GANHAR AS CONTAS,PEGUEI MINHA LICENÇA PORQUE A NOVA SECR.DE SAUDE DIZ QUE POSTO NEMHUM ME QUER PRA TRABALHAR NAO SEI SE ME DEFAMARAM,DISSE QUE VAI VER OQUE VAI FAZER COMIGO QUANDO EU VOLTAR,SERA QUE TEM DIREITOS PRA GES.NESTE TIPO DE PROFISSAO?

    ResponderExcluir
  70. Minha amiga GESTANTE, para começar a te orientar você pode de cara arrumar testemunha e até gravar essas conversas e entrar com um processo de assedio moral. 2º. você não é obrigada a ir para outra unidade de saude senao a que você pestou seleção e lá esta cadastrada NÃO ACEITE TRANSFERENCIA QUE NÃO SEJA SEU INTERECE. 3º. sua gravidez não é impecilio para não desempenhar suas atividades, mais caso isto esteja acontecendo você deve tirar licença médica e não licença gestacional, se está doente ATESTADO. Quanto ao assedio moral você pode e deve processar seus superiores desde a enfermeira se assim estah procedendo, secretaria, e prefeito.e até mesmo colegas se assim tiverem procedendo e tambem processar o municipio que é quem está dando emprego a eles.

    BOA SORTE QUERIDA COLEGA GESTANTE.

    ResponderExcluir
  71. PODE SIM COLEGA QUE FOI MORAR NA AREA DESCOBERTA, PODE SE ASSIM FOR INTERECE DO GESTOR, SE NÃO, VOLTE PARA SUA ANTIGA AREA. uma boa conversa com humiodade resolve muita coisa.

    ResponderExcluir
  72. Boa noite Eliseu Lima.
    Meu nome é Jefferson,Sou de Caxambu , MG. Estou precisando muito de uma ajuda por favor.
    Gostaria de saber se existe algum numero de lei federal que pronuncie sobre a insalubridade do funcionario publico municipal.? Pois aqui-e em minha cidade é dito que nao existe.
    Por favor me ajude. Grato.

    ResponderExcluir
  73. Ola Eliseu,
    Desculpe-me por nao ter enviado meu email para contato..
    Mil desculpas..
    jeffersonsantoscx@hotmail.com.
    Boa noite
    grato.

    ResponderExcluir
  74. OLA ELIZEU TUDO B.?ACHEI SEU BLOG INTERESSANTE,PODE ME RESPONDER ALGO TAMBEM?TENHO UMA COLEGA QUE TRABALHA A 5 MESES COMIGO ELA SO FOI COLOCADA PRA COBRIR O LUGAR DA OUTRA ACS QUE GANHOU BEBE ,ESTA FICOU NO POSTO DESDE O 4 MES DE GRAVIDEZ FAZENDO OUTROS SERVIÇOS, E A OUTRA QUE ENTROU TAMBEM GRAVIDA DE 6 MESES E MEIO A ENF. NAO GOSTA DELA E O OPRIME E FEZ ATE ABAIXO ASS.PARA TIRAR ELA DO SERVIÇO,SENDO QUE ESTEVE PEGANDO ATESTASDO POIS NAO CONSEGUIA FAZER A AREA COMO AS OUTRAS,DIZIAM QUE O PESSOAL DA AREA ESTAVA RECLAMANDO QUE ELA NAO TRABALHAVA,MAS E A OUTRA ENTAO?A SEC. DE SAUDE ESTA VENDO O CASO DELA E FOI A FAVOR DA ENF.EU NAO ACEITO MAS OQUE VC ACHA OBR

    ResponderExcluir
  75. Para começar nenhum servidor deve baixar a cabeça para enfermeirinhas de 5ª querendo se alto afirmar dessa forma porque não tem competencia.

    De cara vocês podem ser testemunha em favor das colegas e ela deve ir a uma delegacia prestar queixa por assédio moral, gravar as conversas e ter voces como testemunhas. Ai entra com ação no ministerio publico e etc..., e outra coisa, quando um ou uma ACS entra de licença nenhuma outro ACS deve ser chamado para cobrir a area nem mesmo suplente pq a vaga é da colega e ela está por lei acobertada! Quanto a colocar atestado é um direito legal. A tal enfermeira não tem o direito de questionar ACS não, ela supervisiona serviço apenas quanto a atestado ou não é com o municipio. PROCESSO NELA E PROCESSO NO MUNICIPIO POR NEGLIGENCIAREM ACEITANDO TAL SITUAÇÃO.

    BOA SORTE.

    ResponderExcluir
  76. BOA NOITE ACS ELIZEU,PODE ME RESPONDER POR QUAIS MOTIVOS UM ACS EFETIVADO TENDO 1 ANO DE SERVIÇO PODE SER DEMITIDO?PODE ME CITAR ALGUMA LEI?OBRIG.BOA NOITE

    ResponderExcluir
  77. Oi sou ACE e gostaria de saber se gestantes tem algum direito, durante a gravidez por ser um trabalho um pouco de risco, pois trabalhamos com produtos quimicos, peso e temos que subir em escadas e lugares altos.

    Agradeço pelo informaçao.

    ResponderExcluir
  78. Meu nome é Talita e acabei de ser chamada para o cargo de ACS mas ainda não fiz o curso capacitação vou começar minha faculdade em maio e o curso tbm por isso não vou poder fazer o curso eu ainda posso trabalhar como ACS ?
    email talita_foshii@hotmail.com
    obrigada e ameio o seu blog (Y)

    ResponderExcluir
  79. oi sou a roseli de bebedouro gostaria de saber se ja foi aprovado esa lei que o acs e ace tem que apenas morar no municipio de abrangencia ... se possivel me responda por email roselijedavi@gmail.com obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  80. olá tenho 19 anos,passei em um concurso para agente comunitário de saúde mais não moro no local, moro na cidade vizinha o que devo fazer ? corro o risco de perder a vaga?

    ResponderExcluir
  81. Olá fuí aprovada no concurso fiquei em segundo lugar mas não morro na área e a que esta em quarto lugar vai me denunciar ,ela mora e meu irmão que mora na área fez uma declaraçao de residencia registrada em cartorio que morro com ele mas não moro, sera que vai dar problema

    ResponderExcluir
  82. Olá Elizeu fui aprovado em um concurso publico para ACS mais não moro no local de trabalho.Tem uma colega que quando foi aprovada para ACS morava na mesma comunidade minha e hoje não mora mais e continua o trabalho na minha comunidade.Eu fui aprovado para a comunidade dela.nesta situação é possível a mudança da área de atuação ficando todos na sua comunidade onde reside sendo de consenso dos dois ACS e da prefeitura?

    ResponderExcluir
  83. Olá fui aprovado em concurso publico para ACS.Tenho uma colega que é ACS da minha comunidade e quando começou morava no local de trabalho mais casou e mudou para a comunidade vizinha e continua o trabalho aqui.Eu fui aprovado para ACS para trabalhar na comunidade que ela mora hoje.Então a situação é esta:Minha colega trabalha como ACS na minha comunidade onde moro hoje e mora na comunidade vizinha na qual fui aprovado para exercer a função de ACS onde não tenho residência.Em caso de consenso das duas partes e da prefeitura municipal é possível resolver colocando cada um em seu local onde mora para trabalhar como ACS?

    ResponderExcluir
  84. olá elizeu gostaria que enviasse para o meu email o documento que diz que o acs pode morar ate 1 km de distancia da sua area de abrangencia claudeniairineu@hotmail.com

    ResponderExcluir

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/