Comunidades querem fechar unidade de saúde em Blumenau
As comunidades da Rua Bruno Schreiber, do Morro do Artur e do Loteamento Correia (bairro Progresso) prometeu fechar a unidade de saúde Arthur Riedel (PSF) da Rua Bruno Schreiber, na manhã desta quarta-feira, dia 25, a partir das 7 horas.Esta ação inusitada se dá em virtude de o posto de saúde daquela comunidade estar sem médico, agente administrativo, agentes comunitários de saúde e materiais básicos há anos. Segundo membros da comunidade, nos últimos oito meses, um médico deu uma passada por lá e logo depois abandonou a comunidade.
Como a comunidade já perdeu a conta das vezes que interveio junto ao secretário de Saúde e o prefeito, decidiu por fechar a unidade e depois denunciar a situação aos órgãos fiscalizadores.
Hoje quem precisa de uma consulta é obrigado a torcer para que os profissionais que ainda trabalham no posto consigam encaixe em outras comunidades, via de regra, para dias depois.
O assunto passou inúmeras vezes pela Câmara de Vereadores, em jornais, rádios e TVs, mas o problema não foi resolvido.
A preocupação dos líderes comunitários é como vai ficar a situação depois que o governo liberar a moradia para mais 540 famílias na região. Ou seja, sem creche, sem posto de saúde e sem uma programação para as escolas e linhas de ônibus.
O vereador Vanderlei de Oliveira, que afirma ser usuário do posto, vai estar presente.
peço informações sobre a situação das acs que terminaram os contratos e que não eram efetivadas.
ResponderExcluirA Secretária de Saúde de Blumenau/SC está tratando os ACS com total descaso, visto que muitos contratos terminaram e os ACS não foram chamados para renovar.
ResponderExcluirAlém do baixo salário, não entrega protetor solar, está pagando somente dois vale transporte quando são necessários quatro por dia somente para se bater o ponto eletronico.
O que adianta voce fazer processo seletivo 30 questões + passar pela sabatina de um conjunto de pessoas formado pela secretaria, e quando termina o contrato sequer lhe digam obrigado mais não vamos renovar seu contrato. Pior é saber que quem pode pegar sua vaga somente participou de um processo seletivo onde se colocou os documentos necessários e mais nada.
Vou para porque se fosse contar todas as aberrações que acontecem com os agente comunitários de saúde em Blumenau/SC daria para escrever um livro.