MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

sexta-feira, 31 de julho de 2009

GOVERNO DA BAHIA VAI AO BIRD PENSANDO NO ACS!.

Governo da Bahia e Bird negociam financiamento de US$ 60 milhões
Sexta-feira, 31/07/2009 - 09:50

Salvador - Promover o desenvolvimento social com equidade, ampliando o acesso à água em quantidade e qualidade, e reduzir a mortalidade materna e infantil. É o que pretende o Projeto com Enfoque Setorial Amplo de Saúde e Recursos Hídricos do Banco Mundial (Bird), cujo empréstimo de US$ 60 milhões, em parcelas a partir de 2010, está em negociação com o Governo do Estado, e foi tema do encontro desta quinta-feira (30), entre o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, e o representante da área da saúde do Bird, Fernando Lavadenz.

Segundo Pinheiro, o projeto fortalece iniciativas com a atuação dos agentes comunitários de saúde. “A experiência dos agentes precisa ser melhor entendida e trabalhada, pois, mesmo no oeste baiano, onde as distâncias são imensas, realizamos bons trabalhos em programas como o Saúde da Família”, enfatizou o secretário, lembrando que a Bahia possui aproximadamente 25 mil agentes com presença nos 417 municípios.
Os recursos do Bird deverão ser aplicados nas áreas da saúde, recursos hídricos e planejamento, com a Seplan sendo responsável pela coordenação geral do projeto, incluindo o acompanhamento e monitoramento dos indicadores propostos para cada ação. Ainda pelo acordo, o desembolso somente acontece mediante a comprovação do alcance de metas.

De acordo com Lavadenz, o projeto será executado em todo o estado, mas haverá prioridade para 33 municípios, cuja lista ainda está sendo definida. “Trata-se de ações focadas na redução da mortalidade infantil, porém com um olhar intersetorial. Desde a água, que se estiver contaminada pode provocar diarréia, até o setor de saúde, sobretudo, na diminuição da mortalidade neonatal”, destacou o representante do Bird. Ele afirmou ainda que o objetivo do projeto é trabalhar com a lógica de menos de 0,5% de mortalidade infantil na Bahia.

Outras ações que podem contar com o financiamento são os de melhoria do esgotamento sanitário, saneamento integrado e projetos sócioeconômicos, além de geração de trabalho e renda. Na área da saúde, o investimento deverá financiar o Tesouro do Estado por recursos aplicados na expansão e qualificação da saúde básica.

Já na área de recursos hídricos e saneamento, deverão ser beneficiados os programas Água para Todos, de Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos e de Gestão de Recursos Hídricos para o Desenvolvimento Sustentável, entre outros.

A experiência nacional e baiana com o fortalecimento de agentes comunitários e criação de centros de doenças crônicas e diabetes, além de um sistema de regulação, gerou elogios por parte de Lavadenz.

Segundo ele, periodicamente gestores e profissionais estrangeiros com relações junto ao Bird visitam e se interessam por essas iniciativas. “Os sistemas de regulação, por exemplo, não existem em nenhum lugar do mundo, além do Brasil”, disse.

Um comentário:

  1. BOA TARDE COLEGAS, ACS E ACE. VAMOS TODOS CONTINUAR MANDANDO MENSAGENS PARA OS DEPUTADOS FEDERAIS DE NOSSOS ESTADOS VÁ NO GOOGLE; DIGITE CÂMARA DOS DEPUTADOS. CLICK EM (CAMARA .GOV.BR) ABRIRA O SITE; CLICK NO LADO ESQUEDO (FALE COM O DEPUTADO). ABRIRA UMA PAGINA (CLICK EM SOLICITAR). PREENCHA O QUESTIONÁRIO E ENVIE SUAS MENSAGENS.VAMOS TODOS CONTINUAR MANDANDO MENSAGENS, VAMOS COBRAR, AFINAL A NOSSA CAUSA É JUSTA. LEMBREM-SE AS COISAS SÓ ACONTECEM NO BRASIL, ATRAVÉS DA POLITÍCA, ATRAVÉS DA PRESSÃO DO VOTO! VAMOS MOSTRAR QUE NÓS ESTAMOS NO DIA A DIA JUNTO AOS ELEITORES, E VAMOS USAR NOSSA FORÇA PARA INFLUÊNCIAR NO VOTO. ANO QUE VEM TEM ELEIÇÕES! CHEGA DE SER BONZINHO!SÓ VENCEREMOS ESSA LUTA ATRAVÉS DA POLITICA! QUE DEUS NOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/