MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

quarta-feira, 28 de abril de 2010

GOVERNADOR DO DF ROGERIO ROSSO IRÁ CHAMAR MAIS 250 ACS E 728 MÉDICOS

28/04/2010
Rosso se reúne com diretores
Ed Alves
Governador promete descentralização e servidores para amenizar problemas

Francisco Gomes

O governador Rogério Rosso se reuniu ontem, mais uma vez no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), com o secretário de saúde, Joaquim Barros, e com diretores regionais. Em uma reunião que durou mais de três horas, os gestores apresentaram as principais demandas de suas respectivas regiões. A falta de recursos humanos e de autonomia para administrar as unidades hospitalares foram as principais dificuldades mencionadas por eles.
Rosso prometeu a implantação imediata de várias medidas para atender às reivindicações dos gestores. A descentralização de toda a rede em 48 horas é uma delas para permitir que os próprios diretores possam resolver problemas internos como a compra de medicamentos sem precisar do aval das Secretarias de Saúde e de Fazenda, esta última, responsável pela liberação de verbas para as pastas do governo.
“A partir de hoje, estamos concentrando todos os esforços para que todos os serviços de saúde possam ser prestados da melhor forma possível para a comunidade. Por isso, vamos implantar um conjunto de ações para desabastecer a rede e para que cada unidade hospitalar tenha autonomia para administrar seus próprios problemas e não fiquem reféns da burocracia. Todos os gestores que estão aqui mostraram muito boa vontade para melhorar a saúde do DF. Acredito que juntos vamos conseguir”, assegura o governador.
Outra medida que visa desafogar o fluxo de pacientes nos hospitais do DF é o funcionamento imediato das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Para isso, o governador informou que, no prazo máximo de oito semanas, as duas primeiras unidades, que já estão prontas, uma no Recanto das Emas e outra em São Sebastião estarão funcionando e deverão atender, juntas, mais de mil pacientes por dia. Rosso também assinou decreto que qualifica a Cruz Vermelha como organização social para que a entidade possa gerenciar as UPAs.
Para suprir a carência de pessoal, o governador determinou a convocação imediata de 728 médicos aprovados no último concurso realizado no início deste mês. Também serão chamados 250 agentes comunitários de saúde, que terão à disposição bicicletas para facilitar o trabalho que é feito de residência em residência.
Também foram anunciados o início do funcionamento do laboratório do Hospital Regional de Taguatinga, a Subestação de energia do Hospital Regional de Sobradinho, o pronto-socorro obstetrício do Hospital Regional do Gama, a unidade de Odontologia do Hospital Regional da Asa Sul, a entrega de 700 bicicletas e palmtops para agentes do programa Saúde na Família, e a rapidez no processo de nomeação de 728 profissionais de saúde, além da convocação imediata de 250 agentes comunitários para o combate à dengue.

Com relação à falta de médicos para plantões nos hospitais e centros de saúde, o governador afirmou que será implantado um programa para estimular os profissionais. “Queremos dar melhores condições de trabalho para os médicos para que eles se sintam estimulados a prestar um serviço de qualidade aos pacientes. Vamos trabalhar para isso”, adianta o governador.
O secretário de Saúde, Joaquim Barros, classificou como positiva a reunião com os diretores regionais. “Foi uma oportunidade que eles tiveram para apresentar, ao governador, as principais dificuldades enfrentadas em suas áreas de atuação. São problemas que já existem há anos e que, a partir de agora, com o apoio do governador, nós vamos buscar as soluções que visam agilizar os atendimentos na rede hospitalar do DF”, enfatiza o secretário.
Já o diretor da regional de Sobradinho, Eloadir Galvão, considerou louvável a iniciativa do governador de reunir todos os diretores regionais para discutir formas de melhorar a saúde do DF. “Essa foi a primeira vez, em 30 anos que trabalho como médico, que um governador faz uma reunião como essa. Saio daqui com a impressão de que juntos vamos encontrar soluções para desburocratizar a rede e otimizar os atendimentos e dessa forma suprir as demandas dos usuários do sistema público de saúde do DF”, declara Galvão.
Ainda segundo o diretor, Sobradinho tem uma população estimada em 270 mil habitantes e, nos últimos anos, a demanda hospitalar da cidade quadruplicou em função da falta de capacidade da Secretaria de Saúde para atender as necessidades da população. “Em 1980 a população era de 60 mil habitantes e tínhamos 240 leitos hospitales. Hoje, somos 270 mil e temos apenas 284 leitos. Com essa carência, é impossível prestarmos um serviço de qualidade”, observa o diretor da regional.

6 comentários:

  1. Olá Eliseu,
    Pelo que estou sabendo o ex-governador Wilson Lima já tinha determinado a contratação desses 250 Agentes Comunitários de Saúde e até agora nada. Agora o governador determina novamente a imediata contratação dos ACS.
    Você está sabendo de alguma novidade à respeito?

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliseu,
    Esses 250 ACS que o governador Rogério Rosso mencionou, são os mesmos que o ex-governador Wilson Lima já tinha citado anteriormente?

    ResponderExcluir
  3. Esse serviço de saúde que o DF tem é lamentável. A começar da recepção do hospital que dali você já é destratado, os seguranças do hospital são uns ignorantes despreparados que tratam os cidadãos como lixo. Digo isso porque minha namorada agora recentemente no dia 13/05/2010 não conseguiu nenhum atendimento e olha que só tinha 8 pessoas na frente dela e diziam que não sabiam onde estava o médico, isso mesmo depois do Governador Rosso ter passeado no HRAN para saber o que estava acontecendo e o tratamento péssimo ainda continua o mesmo.
    Se o Governador está com essa vontade de que as coisas andem tem que acelerar logo esse processo porque não adianta nada sair notícia em jornal de que vai resolver, que vai contratar médicos e o atendimento não muda em nada.
    Gostaria muito de que a Saúde do DF melhorasse... mas acho que é muito mais fácil acreditar em doendes, saci, corupira, papai noel, bicho papão, do que acreditar que essa saúde vai melhorar.

    Gostaria de dar uma sugestão:
    Bem que seria interessante o Sr. Governador ir ao HRAN, ou melhor ao HRT, fantasiado de cidadão comum com uma câmera escondida e daí ele verá como será o atendimento no hospital. Porque ele indo trajado de Governador os funcionários de qualquer hospital público do DF vão bajular até umas horas e quem sabe mostrar algum serviço! Porque uma coisa é saber que tem Governador na área outra é ter um cidadão comum que paga os impostos para ter um tratamento subumano.

    E sabe o que é mais engraçado?! É que nós pagamos o salário do Governador que não toma nenhuma decisão enérgica; Pagamos o salário do médico que em muitos casos - se não for em todos - nem olha na cara do paciente; Pagamos o salário dos caras que ficam na burocracia(administrativo e jurídico) para ficar o dia todo na internet mandando emails engraçados e ficar em salas de bate-papo, enquanto tem um monte de gente precisando de atendimento e a papelada que muitas vezes envolve o trabalho desse pessoal que enrola porque diz que tem muito o que fazer. Só se for muitos emails a passar e salas de bate-papos que eles ficam; e, E por final, pagamos o salários dos atentendes e seguranças, que deveriam realizar um atendimento primoroso e ao invés disso nos tratam com indiferença a tal ponto de ser humilhado.

    Vou dar uma outra sugestão se não tem médico pra que unidade de saúde? É melhor que desative para que não gaste o dinheiro público. Vc não concorda Governador?

    É brincadeira heim!!!!

    ResponderExcluir
  4. Como será feita essa convocação para agentes comunitários e que cidades preencherão mais vagas,saberia me responder Eliseu

    ResponderExcluir
  5. Esses ACS serão os que foram aprovados no ultimo concurso realizado?

    ResponderExcluir
  6. E Eliseu nos fomos chamados fizemos o curso saimos do emprego tirmos todo os documentos saimos no diario e nao fomos nomeados. Tudo politicagem.Email: armandocustodio7@gmail.com

    ResponderExcluir

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/