MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

sábado, 28 de maio de 2011

SINDICATO ATUANTE FAZ ASSIM

Justiça suspende concurso para agentes de saúde em Vila Velha

Sindicato ingressará com ação para que a PMVV aproveite agentes que já passaram por seleção
O presidente do Senalba-ES, Vandercy Neto saiu da reunião ocorrida no final da tarde desta quinta-feira (26) com o vice-prefeito de Vila Velha, Marcos Rodrigues, disposto a ingressar na Justiça, agora para fazer a PMVV cumprir as exigências da Lei 11,350 de 05/10/2006 na realização do concurso para agente de saúde e de endeminas.

Cheio de irregularidades e com provas marcadas para domingo (29) uma liminar impetrada pelo Senalba suspendeu o concurso. O juiz entendeu que o processo excluía os atuais agentes que já participaram de processo de seleção, além da escolaridade de ensino médio e o tempo de contrato de um ano fixados, quando a lei 11.350 determina que as exigências são de nível fundamental e prazo indeterminado de contratação

A reunião entre o Senalba-ES, os agentes de saúde e o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (que foi substituído pelo vice, Marcos Rodrigues) garantiu que o Municipio não irá recorrer da decisão judicial que suspendeu as provas do concurso que seriam realizadas no domingo.

Veja vídeo da reunião no Youtube http://www.youtube.com/v/HN-zB4t81zU?fs=1&hl=pt_BR

Mas, para surpresa de todos, inclusive do presidente do Senalba, Vandercy Neto, Marcos pediu que os sindicatos ingressem na Justiça, pois a Prefeitura vai seguir as regras que forem exigidas. "Assim, que a Prefeitura for provocada nós vamos cumprir o que a justiça e o Ministério Público determinarem", disse.

Sem entender porque a PMVV não quer cumprir a lei 11.350 - que coloca regras para a seleção de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias nos municípios - Vandercy então, apresentou ao vice-prefeito um ofício do Ministério Público, assinado pelo promotor Gilberto Fabiano Toscano, datado de 12 de maio, endereçado à secretaria de Saúde Municipal, já determinando que o órgão obedecesse a lei 11.350 na contratação dos agentes. Nem assim, o vice-prefeito afirmou que o concurso garantiria os direitos dos atuais agentes selecionados anteriormente a 2006 (data de promulgação da lei).

O secretário de Governo, Aglimar Veloso, foi chamado à reunião. Permanecendo em pé durante os 40 minutos das discussões, ele contou que assim que a Prefeitura foi avisada da liminar que suspendeu as provas e determinou a mudança do edital do concurso, o prefeito Neucimar Fraga se reuniu com a procuradoria municipal. Aglimar disse que o prefeito não tomou nenhuma decisão e que espera um estudo dos procuradores. Depois vai se reunir com o Ministério Público. Mas também garantiu que a prefeitura não recorrerá da liminar que suspendeu as provas.

Senalba vai ingressar na Justiça
Muito confusa, nem o vice e nem os assesores resolveram o impasse que vem se arrastando a contratação dos agentes de saúde. Para o presidente do Senalba, se a prefeitura precisa que a Justiça mande cumprir a lei, o Sindicato vai ingressar com uma ação pleiteando todos os direitos dos atuais agentes e que a lei 11.350 seja cumprida.

Vandercy defende que o concurso público é necessário, pois vai definir o vínculo de contratação que até hoje é feito através de uma entidade terceirizada, a Cáritas Arquidiocesana. "Isso vem causando inúmeros prejuízos aos agentes. Eles sofrem com o descaso, a falta de equipamentos, uniforme, vales transporte. Além disso, as contratações são indicadas pelos vereadores, o que torna os trabalhadores moeda de troca entre o Executivo e o Legislativo".

Vandercy disse ainda que o concurso precisa reconhecer os agentes que passaram por seleção nas gestões anteriores, o que a PMVV afirma não ter como comprovar, por falta de documentos. Os agentes presentes à reunião apresentaram documentos de processos seletivos em que eles participaram. "A lei é clara quando diz que esses profissionais que foram selecionados pelo município antes da lei, não precisam mais passar pelo processo. Estamos defendendo o emprego de muitos pais de família, disse o dirigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/