MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

sábado, 5 de setembro de 2009

ACE's, UMA LUTA INCASSAVEL COM RESULTADOS EXPRESSIVOS!

Saúde conclui novo levantamento sobre dengue em Corumbá

A Secretaria Executiva de Saúde Pública de Corumbá, conclui nesta sexta-feira, o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), método que demonstra a situação de infestação do mosquito transmissor da dengue no município, no prazo médio de uma semana. O levantamento identifica os criadouros predominantes, possibilitando o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

Os trabalhos estão sendo realizados pelos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e foram iniciados no dia 2 de setembro. Conforme a gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Viviane Ametlla, o resultado será apresentado na próxima terça-feira.

Ela explica que o LIRAa, conforme o que preconiza o Programa Nacional de Controle de Dengue (PNCD), o levantamento é realizado bimestralmente. "O ano é divido em seis ciclos bimestrais. O primeiro se refere a janeiro e fevereiro e, no início de janeiro, é realizado o primeiro levantamento. Agora, estamos no quinto ciclo de 2009, setembro e outubro, e cada ciclo é o tempo que o agente de endemias tem para realizar as visitas domiciliares na área definida", comenta.

A gerente explica que, com o resultado do levantamento, as equipes de saúde passam a desenvolver ações específicas, principalmente nas áreas de maior risco, cujo índice esteja acima de 1%, que é o aceitável pela Organização Mundial de Saúde. Em julho, o LIRAa apresentou queda nos índices de infestação.

Os números de notificações da dengue também haviam reduzidos. Mesmo assim, os trabalhos continuaram intensos em toda a cidade, com ênfase em duas regiões que apontaram índices acima do normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/