MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

ACS PODERAM OFERECER MELHORES CONDIÇÕES AOS COMUNITARIOS EM MACEIÓ!

SAÚDE

11.09.2009 | 20h09

Governo garante recursos para postos de saúde

Ele firmou convênio para liberação de recursos para recuparação de unidades de saúde


Profissionais de saúde que atuam na 9ª microrregião participaram nesta sexta-feira (11), em Palmeira dos Índios, do Fórum Viva Vida, projeto que faz parte de uma das estratégias para redução da mortalidade infantil, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O evento contou com a participação do secretário da Saúde, Herbert Motta e de técnicos da Sesau.

O governo anunciou recursos para recuperação de unidades de saúde e assinou convênio para liberação de R$ 1,2 milhão para investimentos na recuperação e melhoria da rede básica de saúde, aquisição de novos equipamentos, ampliação de leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ainda durante o fórum, foram entregues motocicletas para agentes de endemias e cadeiras de rodas para portadores de necessidades especiais atendidas no Centro de Reabilitação para Deficientes Físicos de Palmeira dos Índios.

As estratégias de Alagoas para reduzir a mortalidade infantil consistem em capacitar os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), como os coordenadores de atenção básica, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de Saúde.

“O presidente Lula pediu para reduzir em 5% a mortalidade infantil, só que o governador Teotonio Vilela Filho achou pouco e quer reduzir em 10% o índice de mortalidade infantil ao ano, pois não aceita que o Estado de Alagoas seja considerado um dos piores do Brasil, perdendo para Pernambuco e Sergipe, que são estados vizinhos e têm as mesmas condições que Alagoas”, afirmou Motta. Ele acrescentou que 70% das mortes de bebês são por causas evitáveis.

De acordo com o secretário, estão sendo construídos dois postos de saúde em Quebrangulo que servirão como modelo no Estado. O governo também destinou R$ 10 milhões, como contrapartida, para aquisição de equipamentos e reestruturação de unidades básicas de saúde de 100 municípios alagoanos, exceto Maceió e Arapiraca. Além disso, foram entregues 50 ambulâncias cidadãs e 60 ainda serão entregues.

Bicicletas

“Durante o fórum Viva Vida de São Miguel dos Campos, um agente informou que andava 8km por dia, e deu a ideia para que os agentes utilizassem bicicletas para o desenvolvimento de suas atividades nas comunidades, então o governador destinou recursos para que fossem compradas 5.200 bicicletas para serem usadas pelos agentes comunitários de saúde”, relatou Herbert Motta. Ele informou que será realizado um fórum em Maceió, que reunirá todos os municípios e premiará com recursos os 10 com melhores desempenho de metas.

O programa Viva Vida já reuniu mais de 3 mil profissionais entre gestores de saúde, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de diversas cidades do interior alagoano. Em Palmeira dos Índios, participaram os técnicos dos municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Major Izidoro, Mar Vermelho, Maribondo, Minador do Negrão, Quebrangulo e Tanque D’Arca.

.....................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/