MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

quarta-feira, 13 de abril de 2011

AGENTES DE SAUDE DE BOA VISTA RECEBERAM CERTIFICADO DE CAPACITAÇÃO DE CURSO TECNICO

231 Agentes de Saúde do Município recebem certificado de capacitação

E-mail Imprimir
Na noite de terça-feira (12), 231 agentes comunitários de saúde (ACS) da Prefeitura de Boa Vista, que integram as equipes da Estratégia Saúde da Família, receberam o certificado do Curso de Formação de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde. O evento aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Roraima.

O curso está dividido em três etapas e é ministrado pela Escola Técnica do SUS em Roraima (ETSUS/RR). Também estão sendo capacitados 300 agentes de todos os municípios de Roraima.

Essa foi a primeira etapa da capacitação, com carga horária de 400 horas. O objetivo é ampliar capacidades e competências para o exercício interdisciplinar e multiprofissional dos agentes, para que possam desenvolver ações de cuidado e proteção à saúde da população de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Para o secretário municipal de saúde, Robério Araújo, que esteve na solenidade de entrega dos certificados, a capacitação vai contribuir para melhorar a qualidade do atendimento à população.

“Os agentes comunitários estão cada dia mais preparados para abordar e atender aos anseios da população. Eles têm um papel importante para a comunidade, pois levam aos moradores informação sobre prevenção e fazem o acompanhamento dos pacientes”, disse Robério Araújo.

O agente Raimundo Francisco Pereira atua na unidade do Cidade Satélite. Para ele a capacitação é fundamental, pois proporciona mais conhecimento sobre a melhor forma de atender à população.

“Nós aprendemos a melhor forma de passar para a população informações sobre os cuidados que devem ter com a saúde. A comunidade precisa confiar no trabalho dos agentes para que possamos realizar um trabalho conjunto na melhoria dos indicadores de saúde”, disse Raimundo.

A agente Maria Nelci Ribeiro, do bairro Silvio Leite, disse que as capacitações de saúde são sempre necessárias, pois a cada dia é preciso renovar o conhecimento. “Nós trabalhamos de casa em casa, então temos que ter o conhecimento necessário para orientar a população”, afirmou.

O segundo módulo do curso inicia em setembro, com carga horária de 800 horas/aula, com assuntos aprofundados sobre o SUS. As aulas acontecerão na Etsus (parte teórica) e nos municípios (prática), por aproximadamente 12 meses. As três etapas juntas somam 1.800 horas/aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/