MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ITABIRA-MG PROMOVE ENCONTRO SOBRE CONTROLE DO CANCER DE MAMA

13/04/2011 18h03

A Gerência Regional de Saúde de Itabira sediou, nesta quarta-feira, 13 de abril, o Encontro Regional do Viva Mulher para discutir o Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo de Útero (PNCCCU) e Mama. O evento realizado na Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), contou com a presença de médicos especialistas em saúde da mulher e da família, ginecologistas, mastologista, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e digitadores dos programas de Itabira e região.
 
O coordenador estadual do Programa Viva Mulher, Sérgio Bicalho ressaltou que o melhor tratamento do colo de câncer e de útero é o cuidado e a prevenção. “As mulheres devem prevenir-se em todas as idades, principalmente aquelas com vida sexual ativa entre 25 e 59 anos. É importante que os serviços de saúde acompanhem o rastreamento dos casos. A ficha de seguimento é extremamente importante para elucidação dos casos e da vida de cada paciente, e imprescindível para o seu acesso ao serviço de atendimento secundário de auxílio diagnóstico no Centro Viva Vida”, explicou.
 
O Ministério da Saúde preconiza que o exame de mama deve ser iniciado nas mulheres a partir dos 40 anos e a mamografia a partir dos 50 e repetida no mínino a cada dois anos. Para o exame de colo de útero estabeleceu a faixa etária entre 25 a 59 anos, preferencialmente. Em 2010 foram detectados o surgimento de 49.240 casos novos de câncer de mama no Brasil.
 
Em Minas, os casos de câncer de colo têm uma taxa equivalente a 12,93 enquanto que o de mama gira em torno de 41,21 por 100.000 mulheres. 
 
Bicalho enfatizou que “com a expressiva estatística de casos de câncer no País, é necessário e urgente que os serviços de saúde atentem para a mudança de modelo assistencial preocupado também com a prevenção e a saúde integral da mulher. É preciso abandonar a assistência por demanda espontânea preconizando a assistência organizada, com cadastros bem preenchidos, registros detalhados de consultas e exames, a alimentação e análise dos dados no sistema, além de um serviço de referência e contrarreferência bem organizados, funcionando criteriosamente para a detecção dos casos que realmente carecem de um olhar e cuidado especial”, concluiu.
 
Estiveram presentes mais de 100 profissionais de saúde, além dos palestrantes Elói Diniz e Nildo Monteiro, ambos da equipe do Viva Mulher da SES/MG; Cassiana Leite Pereira (ginecologista), Elizete Maura Lage (mastologista), Vanessa Maimone (enfermeira), a coordenadora do Programa Viva Mulher de Itabira, Heloísa Helena Martins e a gerente Viviane Aparecida Pedro Silva, todas da equipe do Centro Viva Vida de Itabira. Ainda presentes, além da diretora da Gerência de Itabira, Maria Tereza Hosken; Cláudia Ferreira, coordenadora do NAPRIS, Tereza Sampaio, coordenadora do NAS, e a referência técnica do Programa Viva Mulher, Maria Alves Ferreira.

 
Agência Minas
      DEFATO ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/