MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Deputado debate a falta de agentes de saúde

OBRIGADO AOS LEITORES PELO CARINHO DISPENSADO A MIM, RECEBAM MEU CARINHO E MEU RESPEITO!.



Publicado em 6 de abril de 2011



Wellington Landim sugere que as secretarias do Estado e de municípios busquem mais recursos federais
Durante a discussão, uma vacina contra a dengue que está em fase de teste foi destacada, em plenário, ontem


A notícia de epidemia de dengue no Estado, manchete de ontem do Diário do Nordeste, preocupou alguns parlamentares na Assembleia Legislativa e foi alvo de discussão durante a sessão desta terça-feira. O deputado Welington Landim (PSB) teme que a situação piore e mais pessoas venham a óbito por conta da doença. De acordo com o parlamentar, há um déficit de agentes epidemiológicos em vários municípios do Estado, inclusive em Fortaleza.



Conforme a matéria publicada nesta segunda-feira, 27 cidades estão em estado epidêmico e os outros 157 municípios em alerta. Para o deputado estadual, esses são dados alarmantes, lembrando ainda que a dengue tipo 4 já atingiu o Estado do Ceará. "Isso é mais do que sério", avaliou Landim.



Enquanto o Estado do Ceará se depara com a epidemia de dengue, o deputado estadual Welington Landim aponta que em algumas cidades ainda faltam agentes epidemiológicos. Segundo o parlamentar, no município de Fortaleza o déficit chega a 400 agentes.



Secretarias



O parlamentar entende que devido a essa situação, as Secretaria de Saúde do Estado e dos municípios devem se unir e buscar recursos junto ao Ministério da Saúde para investir no combate à dengue e aumentar a quantidade de agentes de endemias. "Não pode faltar dinheiro para isso", alerta.



Mas no entendimento do deputado, não basta somente o Poder Público investir no combate e prevenção da doença, atestando que também é preciso colaboração da sociedade. "Faço um apelo para que as pessoas cuidem de suas residências, pois 72% dos casos de dengue registrados estão dentro da casa do cidadão", alertou Welington Landim, acrescentando que o caminho para acabar com essa doença é conscientizar toda a sociedade.



O parlamentar ainda disse que teve a oportunidade de ir à Cuba e observar como o País, que também sofria com epidemias de dengue, conseguiu dar um fim nessa doença. De acordo com o parlamentar, em Cuba, o combate a essa endemia começou nas escolas, com a orientação das crianças.



Projeto



Landim afirma que um projeto de lei de sua autoria, apresentado e aprovado durante a legislatura passada, propôs a formação de comitês de combate à dengue nas escolas estaduais dp Ceará, porém o parlamentar lamenta que, até hoje, não foi criado nenhum comitê.



O deputado estadual também defende que a mídia seja mais utilizada, pedindo que o Estado do Ceará e as prefeituras invistam em propagandas e campanhas de combate à dengue para serem veiculadas nas rádios, televisão e jornais.



O deputado estadual Lula Morais (PC do B) informou que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está trabalhando em uma vacina contra a dengue desde o tipo 1 ao 4. Segundo o parlamentar, já vai começar o período de experiência da vacina, acreditando que até 2015 o produto já esteja à disposição.
 
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=959648

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/