MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

sexta-feira, 29 de abril de 2011

SAÚDE DA FAMILIA É PREMIADO POR INVAR NA GESTÃO PÚBLICA ISTO SE DEVE AO TRABALHO INCANSAVEL DOS AGENTES DE SAUDE

Estratégia Saúde da Família é premiada por inovação em gestão pública PDF Imprimir E-mail
Escrito por Agência Saúde   
Sex, 29 de Abril de 2011 00:15

Política do Ministério da Saúde conquista primeiro lugar em concurso promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
A Estratégia Saúde da Família (ESF), instituída em 2006 como política do Ministério da Saúde, foi a vencedora do 15º Concurso de Inovação na Gestão Pública Federal, entregue pelo Ministério do Planejamento e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Mais de 140 projetos federais foram inscritos. Os dez primeiros colocados receberam o selo Inovação, cursos e publicações da ENAP. A equipe do Departamento de Atenção Básica, que coordena a política no Ministério da Saúde, ganhou curso técnico de gestão de política pública no Japão.
 
“O prêmio da Enap é um reconhecimento dos resultados da Estratégia Saúde da Família no Brasil: inclusão social, cidadania e eficiência dos recursos públicos”, afirmou o Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. “Esse prêmio tem de ser dedicado aos milhares de trabalhadores da Saúde da Família em todo país, que fazem do seu cotidiano uma oportunidade de saúde à população brasileira.”
 
A ESF já havia sido avaliada positivamente pela população brasileira, no início deste ano, em pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). De acordo com o instituto, 80,7% dos entrevistados avaliaram o Saúde da Família como “muito bom ou bom”. A pesquisa também avaliou a percepção da população em relação a outros serviços, como a oferta de medicamentos nas unidades de saúde e o atendimento a urgências e emergências.
 
Atualmente, a ESF conta com quase 32 mil equipes, beneficiando 191,6 milhões de brasileiros em 5.383 municípios, o que representa 97% dos municípios do país. A estratégia se baseia em um modelo de atendimento proativo, que oferece atenção apropriada à população de determinada localidade, além de ações de promoção e prevenção. As equipes – compostas por médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde - são responsáveis por uma comunidade específica e monitoram a saúde daquela população, muitas vezes realizando atendimento domiciliar.
 
Nos últimos oito anos, a estratégia foi fortalecida como principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e resultou na ampliação das ações de prevenção à saúde e na melhoria de importantes indicadores, como a redução da mortalidade infantil. Os recursos mais que triplicaram, saltando de R$ 1,6 bilhão em 2003, para R$ 5,9 bilhões em 2010. Estudos mostram que a atenção básica organizada pode resolver mais de 80% dos problemas de saúde das pessoas.
 
A execução da ESF é compartilhada por estados, Distrito Federal e municípios. Ao governo federal cabe estabelecer as diretrizes nacionais da política e garantir as fontes de recursos financeiros para o componente federal do seu financiamento.
 
Por Bárbara Semerene – Ascom/MS

Um comentário:

  1. [url=http://www.brisbaneroofing.net.au]Brisbane Roofing[/url]

    ResponderExcluir

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/