MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

sábado, 29 de agosto de 2009

ACS SEM AUMENTO DE SALARIOS FAZEM GREVE!

Agentes comunitários de saúde protestam por aumento salarial
29 de agosto de 2009 às 10:09
Envie para:
Índice Texto Anterior | Próximo Texto
DA REDAÇÃO

Agentes comunitários de saúde voltaram a protestar em frente à prefeitura de São Luís. Eles reivindicam a regulamentação da profissão, aumento salarial e a complementação das normas trabalhista da categoria. Desde a semana passada, eles estão em greve e, durante esses dias, estavam protestando em frente à Secretaria Municipal de Saúde, no Parque do Bom Menino, com objetivo de falar com o secretário da pasta, Gutemberg Araújo.

“Como não fomos recebidos pelo secretário de Saúde, agora vamos para frente da prefeitura, e só sairemos de lá quando o prefeito falar com a gente. Pois queremos ouvir dele a solução do nosso problema. Estamos cansados de esperar! Reivindicamos nossos direitos desde janeiro deste ano, e até agora nada foi resolvido”, disse o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de São Luís (Sindacs), Sérgio Gutemberg.

Foto: G. FERREIRA

Agentes comunitários de saúde fazem passeata pelo centro de São Luís

Há 18 anos o cargo de agente comunitário de Saúde foi criado pelo governo federal. Até 2006, eles trabalhavam no sistema de bolsista. Em 1996 conseguiram uma emenda parlamentar, do qual regulamentava a categoria de Agente Comunitário de Saúde.

Os governos federal, estadual e municipal ficaram responsáveis em efetivá-los, pagar seus salários e estruturar a categoria. Em São Luís, eles somam pouco mais de 700 profissionais, que foram incorporados ao quadro da prefeitura por meio da Lei 11.350, que a regulamenta a profissão de agente comunitário de saúde.

Prefeitura – A Secretaria Municipal de Saúde informou, por meio de nota, que todas as reivindicações dos agentes de saúde estão sendo analisadas. A procuradoria geral do município deu parecer contrario ao acordo coletivo que propõe os agentes, pelo fato dessas reivindicações já estarem contempladas na CLT e nas portarias do Ministério da Saúde.

Quanto às melhores condições de trabalho tudo está sendo providenciado e com licitação em andamento. Quanto ao filtro solar, ele já esta sendo entregue desde maio de 2009. A prefeitura de São Luis juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde estão empenhados em resolver o mais rápido possível à situação desses trabalhadores e satisfazer da melhor forma as reivindicações da categoria.

Um comentário:

  1. Que bom em poder testemunhar que a categoria esta finalmente brigando pelos seus direitos.

    ResponderExcluir

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/