MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

GOVERNO INVESTE EM SAÚDE E EDUCAÇÃO NA REGIÃO NORTE-AL

Com o objetivo de assegurar melhorias na assistência para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário da Saúde, Herbert Motta vem percorrendo o Estado levando ações para os municípios. Neste sábado, a Caravana Avança percorreu as cidades de Colônia Leopoldina, Campestre, Porto de Pedras e Paripueira.
Em Colônia Leopoldina, no Ginásio Poliesportivo, o governador anunciou recursos no valor de aproximadamente R$ 200 mil para reestrutura a Unidade Mista Maria Loureiro Cavalcante; garantiu ainda recursos, dentro do Prosaúde, para a Atenção Básica; realizou a entrega de uma motocicleta para os agentes de endemias e fez a entrega de uma ambulância cidadã.
Na ocasião, Teotonio Vilela Filho também assinou em Colônia de Leopoldina a ordem de serviço no valor de R$ 232 mil para reforma e ampliação da Escola Estadual Aristeu de Andrade.
Em seu discurso, o governador elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido por Colônia de Leopoldina para melhorar a Rede de Serviço oferecido pelo SUS e também na redução da mortalidade infantil, que em 1999 eram de 50 óbitos e este ano até setembro passou para quatro.
“ A maior obra deste governo é reduzir a mortalidade infantil em Alagoas. E o Programa Avança Saúde representa um conjunto de ações para melhorias na assistência à Saúde. O apoio dos municípios é fundamental nesse processo e principalmente dos agentes comunitários de saúde, que estão diretamente ligados à população”, afirmou Teotonio Vilela, lembrando que já determinou a aquisição pela Secretaria de Estado da Saúde de 5.200 mil bicicletas para
os agentes de Saúde.
O governador disse ainda que o governo do Estado também vem investido nas gestantes e com monitoramento dos municípios, elas possam receber uma cesta nutricional durante o período que do pré-natal. Ele anunciou ainda que irá destinar recursos para os Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) com o objetivo de apoiar as ações do Projeto Viva Vida.
O secretário da Saúde, Herbert Motta reconheceu o trabalho positivo que a prefeitura de Colônia Leopoldina vem realizando e disse a redução da mortalidade infantil no município é um exemplo disso. Herbert Motta afirmou ainda que o governo do Estado vem trabalhando para melhorar os indicadores de Alagoas, e por isso que o governador Teotonio Vilela vem investido os 12%
na Saúde.

“A Caravana Avança do governo é uma mobilização em favor da vida e do comprometimento de cada de um de nós com a assistência à saúde para população, e o prefeito Cássio Alexandre tem sido o exemplo nessa luta”, ressaltou.
O prefeito de Colônia Leopoldina, Cássio Alexandre Reis, agradeceu a iniciativa do governo do Estado pelas ações na área da Saúde que vem sendo realizadas nos municípios e disse que a prefeitura vem investido no Programa de Saúde da Família para que a redução da mortalidade chegue a zero.
Na oportunidade, o prefeito anunciou a equiparação salarial para os agentes de endemias com os agentes comunitários. Durante o evento, o prefeito, junto com o governador, fez a entrega de duas motos e de Kits com fardamento e protetor solar para os agentes de saúde.
Ainda dentro da programação da Caravana Avança, o governador visitou o município de Porto de Pedras, que também fez a entrega de uma ambulância cidadã e parabenizou o município pelo número zero de mortalidade infantil.
“Porto de Pedras é um exemplo para Saúde em Alagoas. Isso representa uma vitória para Alagoas, que no primeiro semestre deste ano registrou redução de 35% a taxa da mortalidade infantil”, disse Teotonio Vilela, lembrando que a meta do governo federal é de 5% determinada pelo presidente Lula, mas que Alagoas pretende reduzir para 10% ao ano a taxa mortalidade infantil até 2010.

O prefeito de Porto Pedras, Amaro Júnior, agradeceu o apoio do governo estadual nas ações de saúde e ressaltou que o resultado positivo dos indicadores de saúde no município é em conseqüência do empenho dos profissionais que atuam na Atenção Básica, e do investimento da prefeitura na qualificação profissional e política de prevenção e promoção da saúde.
A Caravana Avança Saúde contou com a participação de lideranças políticas da região, secretários de saúde, agentes de saúde, deputados estaduais e deputados federais.

Avança Saúde – O Avança Saúde é uma iniciativa do governo do Estado, que se subdivide em quatro linhas de trabalho: o Promater, o Prohosp, o Provida e o Prosaúde. Copiado do blog do acs eliseu. Segundo as diretrizes do governo Teotonio Viela, o Avança Saúde visa responder aos principais anseios da população alagoana em relação ao atendimento de suas necessidades de saúde.
O programa visa melhorias na gestão, redução da mortalidade materno-infantil, qualificação da atenção básica e especialidades; na assistência farmacêutica, promoção da saúde e intersetorialidade; prevenção de doença e vigilância em saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/