06-11-2009 23:50
Luena – Um total de 18 formadores de agentes de saúde para implementação de práticas chaves para redução de doenças correntes nas comunidades terminaram hoje, no Luena (Moxico), a acção de formação, sob a égide do departamento local de saúde pública.
Em três dias, os formadores abordaram temas ligados aos cuidados domiciliares a prestar às crianças doentes, tomada de responsabilidade da higiene e saneamento, nutrição da mulher grávida e da criança, cuidados maternos e neo-natais, prevenção, seguimento de casos de abandono de tuberculose, diarreia, lepra, Vih/Sida, ente outros.
O evento teve como objectivo principal criar mecanismos para melhorar o saneamento básico e guiar as atitudes e comportamentos das famílias no uso da água, para a prevenção de doenças, assim como sensibilizar as famílias no sentido de procurarem os serviços de saúde mais próximos em caso de doença.
Com o término da formação, de acordo com o supervisor provincial de Promoção da Saúde em exercício, Luís Domingos Mufeji, os técnicos irão formar nos municípios do Moxico (sede)blog do acs eliseu, Luau e Kamanongue, 600 agentes comunitários que darão sequência ao melhoramento das condições do meio ambiente onde vivem.
Os agentes comunitários serão formados sobre matérias que promovem comportamentos positivos na comunidade e que apoiam a mudança de procedimentos incorrectos.
A formação dos agentes comunitários será sistemática, com vista a apoiar os técnicos e manter um contacto regular e mensal durante os primeiros seis meses, evoluindo para trimestral depois da primeira fase.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/