MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

terça-feira, 4 de agosto de 2009

ACS FAZEM CURSO DE FORMAÇÃO NA ESCOLA DE SAÚDE PUBLICA DE MINAS GERAIS.

ESP realiza curso de formação em agente comunitário
Extraído de: Governo do Estado de Minas Gerais - 6 horas atrás.

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), realiza, durante o mês de agosto, em Belo Horizonte, curso de "Formação Inicial em Agente Comunitário de Saúde - módulo I", visando à capacitação de 426 alunos.O curso, criado em agosto de 2007, já capacitou 19 mil agentes comunitários de saúde (ACS) e tem o objetivo de abordar ações de integração social, planejamento em saúde, além de oferecer aos profissionais noções básicas de ética e construção da cidadania.


Elzi Vanessa dos Santos atua no Centro de Saúde Santos Anjos, no Bairro Caiçara, em Belo Horizonte, e é uma das agentes comunitárias de saúde (ACS) que está sendo capacitada pelo curso de formação inicial. De acordo com Santos, o agente comunitário acompanha as famílias, orienta, faz cadastro e levanta as principais demandas da comunidade. "Somos nós que também identificamos e encaminhamos as necessidades das pessoas para os centros de saúde. Também fazemos o acompanhamento do Bolsa Família, verificando se os cartões de vacina estão em dia", detalha.

Colega de trabalho de Elzi no Centro de Saúde Santos Anjos, a agente comunitária Cátia Santos Carvalho destaca que, ser ACS, é atuar em prol da educação para a saúde. "Vou até as famílias e faço levantamentos sobre os pacientes. As informações que recolho são utilizadas para o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), um prontuário informatizado que está sendo implantado em rede nacional, em que o paciente poderá ser identificado em qualquer centro de saúde, facilitando seu diagnóstico", explica Carvalho.

De acordo com o 1º Censo de Recursos Humanos da Atenção Primária do Estado de Minas Gerais, em 2006, foram registrados 22.607 agentes comunitários de saúde (ACS) no Estado. Segundo a referência-técnica da ESP, Maria de Fátima Malveira Carneiro, o curso de formação inicial propõe uma transformação na prática do serviço, procurando conscientizar os profissionais sobre os principais princípios do SUS.

"Durante as aulas teóricas, procuramos mostrar aos agentes o quanto eles são importantes para a humanização e o acolhimento das famílias. Por meio da formação, buscamos um profissional mais seguro para atuar de forma mais fundamentada e autônoma nas comunidades", destaca Carneiro.


Título ESP realiza curso de formação em agente comunitário
Autor Secretaria de Estado de Governo Data 04/08/2009

8 comentários:

  1. Olá boa noite Elizeu,veio em nome da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Cruz das Almas - BA, paralelizar pelo seu blog e espero esta sempre mantendo contato com você...

    ResponderExcluir
  2. bom dia elezeu estamos agardando uma posiçao sobre a votaçao do piso salarial, que ficou de ser agora em julho mais nada houve, nos aqui de salvador ace e acs esperamos posiçao sua. obrigado.

    ResponderExcluir
  3. elizeu vc esqueceu de nos como ficou,ou como esta o andamento da negociaçao pois nao sabemos mais de nada.

    ResponderExcluir
  4. Colegas de salvador e do brasil, nao tenho informação, o senado estava de recesso voltou dia 03/08 e voces viram o que ouve por la né? Estou meio sem tempo pra responder, bom seria que voces desse sempre uma lida em todas as materias!.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber a questão da isalubridade temos ou não direito?

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber a questão da isalubridade temos ou não direito?

    ResponderExcluir
  7. valeu eliseu, vc e um dos percursores dessa luta. parabens pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  8. OLA ELIZEU, DIVULGA AI. O RESULTADO DA PEC 391/09 NOS DO CEARA QUEREMOS SABER.

    ResponderExcluir

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/