MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

sábado, 10 de outubro de 2009

ACS FAZEM FESTA EM JABOATÃO-PE, 15 ANOS COMO AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Agentes Comunitários de Saúde comemoram 15 anos do Programa em Jaboatão
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/

FOTO: MARCELO FERREIRA – TPIMAGEMNa ordem: Edir Peres – vice-presidente de Jaboatão, Severina Nunes – Presidente da Amacs – Jaboatão, Elias Gomes – Prefeito de Jaboatão, Edivaldo Lima – Presidente do Conselho Municipal de Saúde e Gessyanne Paulino – Secretária de Saúde de Jaboatão.

Na última quinta-feira (08) os Agentes Comunitários de Saúde de Jaboatão dos Guararapes comemoraram os 15 anos do Programa de Agentes Comunitários de Saúde no município. A festa aconteceu na Escola Piaget, em Jaboatão Centro.

O jubileu de cristal foi marcado, não apenas pelo sentimento de satisfação em comemorar essa data histórica, mas também pelo sentimento de dever cumprido. Conquistas que Maria dos Anjos, vice-presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Jaboatão (Amacs – Jaboatão) e uma das diretoras da Federação das Associações dos Agentes Comunitários de Saúde de Pernambuco(Famacs-PE), classifica como significativas. Segundo ela, “são 15 anos de redução na mortalidade infantil, de melhorias nas saúde das pessoas e conquistas que nos fazem ter orgulho de ser ACS, como a ementa 51 que nos garantiu o direito à efetivação” disse emocionada.

Para Severina Nunes, presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Jaboatão (Amacs – Jaboatão), é gratificante comemorar a data “15 anos é um marco, não é todo dia que se comemora essa data. Temos muito o que comemorar. Hoje, temos todos os direitos garantidos, o que antes não tinhamos” disse contente. Como Maria dos Anjos, ela está no programa desde a implantação em Jaboatão.

A Secretária de Saúde de Jaboatão, Gessyanne Paulino, explica que os Agente Comunitários de Saúde têm uma grande importância para a saúde do município, pois “eles trabalham com a parte de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/ AIDS), acompanhamento familiar, além de promover medidas educativas que ajudam a evitar doenças” disse.

CONQUISTAS

Uma conquista dos ACS que, previamente, já está sendo comemorada é a efetivação dos Agentes como funcionários públicos. Segundo Gessyanne Paulino, já há uma comissão examinando a documentação e o resultado parcial sairá na próxima semana.

Severina Nunes, que além de presidente da associação é membro da comissão de efetivação, informou que serão 396 portarias que, segundo ela, são dos ACS que entraram até 14 de fevereiro de 2006 e já tiveram os nomes publicados no Diário Oficial.

Uma outra luta que é travada pela categoria é pelo aumento do piso salarial nacional para R$ 930. A PEC 391/09 já passou pelo senado, com o nome de PLS 196/09, e agora passa pelas comissões na Câmara dos Deputados.

"O BLOG CORRIGIU A INFORMAÇÃO QUE DIZ QUE O PISO SALARIAL É DE 960.00 EM OUTROS SITES!"

10 comentários:

  1. Nossa efetivaçao e um Direito nosso,ate que com um tempo um Prefeito como Elias Gomes submeteu um compromisso para com nosco acs do jaboatao dos guararapes vale apenas agradecer tambem a secretaria de saude Gessyanne e a Presidente da Associaçao dos acs Severina.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se os acs que fizeram o processo seletico de 2006 também serão efetivados sou da prefeitura de jaboatão

    ResponderExcluir
  3. ola gostei do blog sou acs de jaboatao e fico na torcida de um salario melhor bjs

    ResponderExcluir
  4. ALO MEU CARO COLEGA DE PROFISSAO ELISEU SOU IVAN DA CIDADE DE RIACHO DAS ALMAS E UM GRANDE PRAZER ENTRAR EM SEU BLOG VALEU TE CONHECER VIRTUALMENTE E SABER QUE TU ES UM GRANDE AGENTE DE SAUDE COM CERTEZA POIS EM SUAS PALAVRAS DA PRA VER QUE TU ES INTEGRADO A ESTA PROFISSAO TAO PERSEGUIDA NO PASSDO POR POLITICOS APROVEITADORES E AMEAÇADORES DOS NOSSOS DIREITOS VALEU CARO ELISEU VAMOS A LUTA E ELEGER O NOSSO CANDIDATO MANUEL LIMA SE DEUS QUISER ESTA E MINHA PROXIMA LUTA QUE JA COMEÇOU

    ResponderExcluir
  5. Depois da efetivação dos ACS que entraram até 14 de fevereiro de 2006, os atuais presidente do sindicato das ACS e Associação, Sr. Claudemir e Sra. Severina, respectivamente, que foram efetivados, estranhamente perderam o estímulo para continuar na luta pela efetivação dos ACS que fizeram o concurso em 2006, que já teve parecer favorável do Ministério Público. Gostaria de lembrar a ambos, que um sindicato e uma associação que não luta pelos direitos de seus associados não merecem continuar funcionando, pois, recebem o dinheiro que saem dos contra cheques de seus associados e não prestam serviços algum!

    ResponderExcluir
  6. Quando da candidatura de seu filho Betinho Gomes para deputado estadual em 2010, o prefeito Elias Gomes usou como moeda de barganha entre as ACS de nosso município, para poder elegê-lo, a efetivação dos ACS aprovados no Concurso Público realizado em 2006. Eu e muitas outras companheiras na expectativa resolver logo nosso problema, trabalhamos como umas verdadeiras formiguinhas e conseguimos eleger Betinho Gomes para Deputado Estadual, a prova disso foi a quantidade de votos conquistados por ele em "nosso município", mas depois do fato consumado o prefeito Elias resolveu faltar com a palavra, pensando ele em usar, talvez, essa mesma moeda como chantagem novamente, para tentar sua reeleição em 2012.
    Oriento aos companheiros e companheiras ACS a trabalharmos juntos para elegermos outro candidato - qualquer um - que se comprometa com a nossa causa. Precisamos nos unir, pois, não dar para confiar em um presidente de sindicato e de associação mudos, que aparecem na maioria das fotos tiradas pela atual secretária de saúde ou prefeito de "nosso município" cuidando de seus próprios interesses!

    ResponderExcluir
  7. Ser agente de saúde é, antes de tudo, ser alguém que se identifica, em todos os sentidos, com a sua própria comunidade, principalmente na cultura, linguagem, costumes; precisa gostar do trabalho.
    Gostar, principalmente, de aprender e repassar as informações, entender que ninguém nasce com destino de morrer ainda criança ou de ser burro. Nós vivemos conforme o ambiente.
    É obrigação dos agentes de saúde lutar e aglomerar forças em sua comunidade, município, estado e país, em defesa dos serviços públicos de saúde, pensar na recuperação e democratização desses serviços, entendendo que é o serviço público que atende à população pobre; é preciso torná-lo de boa qualidade.
    Precisamos lutar por outros fatores que são determinantes para a saúde como: trabalho, salário justo, moradia, saneamento básico, terra para trabalhar e participação nas esferas de decisão dos serviços públicos.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho visitado seu blog quase todos os dias e gostaria de te fazer uma sugestão. Acredito tratar-se uma ótima ferramenta para informar as ACS de Jaboatão dos Guararapes o que realmente está acontecendo em "nosso município" com relação a nossa efetivação, pois, o Sindicato dos ACS e Associação não se pronunciam de maneira clara que não deixem dúvidas. Pedimos que você procure os três amigos (Gessyanne, Claudemir e Severina), ouvisse suas versões e nos repassasse o que você concluiu. Ficaremos muitos agradecidos.

    ResponderExcluir
  9. Quando o prefeito se elegeu em "nosso município", lembro-me que apenas um vereador, dos que foram eleitos, era aliado político de Elias Gomes.
    Passaram-se mais de 02 anos de sua administração e não soube de nenhum tipo de oposição por parte de nossos vereadores!!! Minha dúvida é: ou o prefeito está realizando uma maravilhosa administração ou bolo tá sendo bem dividido! Pessoal as eleições se aproximam. Perguntamos: o que vocês tem para apresentar como nossos representantes?!!!

    ResponderExcluir

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/