MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

sábado, 31 de outubro de 2009

ATESTADO DE CULPA, MINISTRO ADMITE ERRO POR AVANÇO DA DENGUE EM 5 ESTADOS

quinta-feira, 29 de outubro de 2009, 20:12


LÍGIA FORMENTI



BRASÍLIA - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reconheceu hoje que governos locais e sua pasta são responsáveis pelo aumento do número de casos de dengue registrados em cinco Estados do País neste ano. "Todos nós temos responsabilidade. É preciso aprender com erros", afirmou, durante o lançamento da campanha nacional contra a doença.

O mote deste verão é semelhante ao da campanha anterior: o envolvimento de todos no combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A campanha é o primeira de uma série de ações deflagradas pelo ministério para tentar evitar que o País viva epidemias de grandes proporções, como a que ocorreu em 2002 e no verão de 2008.

Em números gerais, o Brasil registrou este ano uma queda de 46,3% de infecções, quando comparado com 2008. A redução ocorreu em 20 Estados e Distrito Federal. Mas no Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso a tendência foi inversa, de aumento de casos. O número de pacientes com a forma grave da doença no País também caiu este ano. Nas primeiras 30 semanas de 2008 haviam sido registrados 20.579. Em 2009, foram 4.281. Para manter a queda, Temporão inicia na próxima semana um périplo por 9 Estados considerados mais suscetíveis à doença.


No roteiro, estão Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará e Amazonas. Entre as mensagens transmitidas, está a necessidade de prevenção contínua contra doença. "Esforços espasmódicos não adiantam", disse. O ministro afirmou ser preciso adotar uma visão mais ampla e observou que, sem ações de saneamento básico e coleta de lixo adequado, o combate aos criadouros do mosquito tem alcance limitado.

Em novembro, deverá ser testado no País um novo sistema para notificação online de casos e mortes de dengue. A ideia é implantar o método em todo o País a partir do próximo ano.'blog do acs eliseu.' A ferramenta poderá dar maior agilidade para identificar aumento de casos da doença. De acordo com ministério, este ano serão mantidos recursos investidos em 2008/2009. Para financiar todas as atividades de vigilância em Saúde - o que inclui repasses para Estados e municípios -, o País terá R$ 1,02 bilhão.

Segundo Temporão, este ano, em ações específicas de combate e prevenção da dengue foram destinados R$ 55 milhões. Cerca de 300 mil cartilhas serão distribuídas para Agentes Comunitários de Saúde , 300 mil médicos e 292 mil enfermeiros vão receber kits com instruções sobre identificação de casos suspeitos com a doença e formas de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/