MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ACS E EQUIPE LEVA PREVENÇÃO DO DIABETES E DA HIPERTENSÃO Á COMUNIDADE DO PARQUE ALVORADA!

Mato Grosso do Sul, Sexta-Feira, 16 de Outubro de 2009 - 17:35
Professor da UEMS e UNIGRAN, Jair Rosa dos Santos, ministrou palestra sobre hipertensão e diabetes - Assecom
Moradores da região do Parque Alvorada, Jardim Universitário, Chácara Flora e Jardim Itaipu participaram nesta sexta-feira(16) de uma palestra voltada ao programa Hiperdia, de combate à hipertensão e diabetes e do lançamento do Programa de Estratégia de Agente Comunitário (EACS 52). As atividades realizadas pela Secretaria de Saúde de Dourados através da equipe do Programa Saúde da Família(PSF) da Seleta, aconteceram no Polem do Parque Alvorada.

O evento contou com a participação de 50 pessoas da comunidade, além de profissionais ligados à área da Saúde e acadêmicos do curso de Enfermagem da UNIGRAN. O professor da UEMS e UNIGRAN, Jair Rosa dos Santos, ministrou palestra sobre hipertensão e diabetes. Ele alertou os participantes do evento, sobre os sintomas e como controlar a pressão arterial e o índice de glicemia, procurando sempre se alimentar bem.

“O objetivo dessas palestras é sensibilizar a população através de alertas e orientações sobre como prevenir as doenças, mantendo uma alimentação correta aderindo á atividade física”, ressaltou. Hoje o programa atende 90 hipertensos e 30 diabéticos, em um grupo de aproximadamente 800 pessoas em duas microrregiões da cidade.

Até em função deste grande número de pacientes, houve a necessidade de tornar o encontro mensal para que além da palestra e das orientações, seja feito o controle de pressão arterial e da dosagem de glicemia, como informou Ana Paula Batista. Ela explicou como funciona o Programa de Estratégia de Agente Comunitário (EACS 52).

A enfermeira informou ainda que com a equipe dos agentes comunitários de saúde, deve aumentar a prevenção e atendimento à comunidade. “Estes profissionais vão até à população para verificar como está a condição de saúde das pessoas, nos mais diferentes bairros de Dourados”, destacou.

Ela esclareceu que o trabalho dos agentes não só serve como uma mostra da situação atual, como também ajuda na prevenção já que estas equipes, levam informações preciosas aos pacientes sem que eles precisem sair de suas casas. “Eles orientam e monitorarem o dia a dia de cada um para detectar qualquer agravamento do quadro”, enfatizou.

A aposentada Joventina Maria de Jesus Souza 74 anos, disse que embora não sofra de hipertensão nem de diabetes, gosta de participar das palestras. Ela contou que depois que começou a receber a visita e o acompanhamento dos agentes, passou a se sentir bem melhor. “Tomara que sempre tenha essa reunião porque assim, podemos aprender cada vez mais e sempre tirar alguma dúvida”, destacou dona Joventina.


Fonte:   

Um comentário:

  1. Eu tenho comprovação que a melhor técnica de controlar a saúde desses pacientes é realizando a prevenção com grupos dinamicos para orientações, estes são muito aderidos na minha equipe.

    ResponderExcluir

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/